Goiânia, 16 de agosto de 2017    




Notícias

(02/06/2015) Secretários do Estado do Mato Grosso conhecem melhorias implantadas no HGG

Comitiva formado pelo secretário de Estado da Saúde do Mato Grosso, Marco Aurélio Bertulio das Neves, e do secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, visitaram unidade hospitalar na sexta-feira, dia 29, acompanhados pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela

O Hospital Alberto Rassi – HGG recebeu na última sexta-feira, dia 29 de maio, uma comitiva formada pelo secretário de Estado da Saúde do Mato Grosso, Marco Aurélio Bertulio das Neves, e do secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira. Os representantes de Mato Grosso foram acompanhados pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, e também pelo chefe de gabinete da SES-GO, Francisco Teixeira Lobo. A visita teve duração de duas horas e passou pelos principais pontos da unidade hospitalar.

A comitiva iniciou a visita pela central de monitoramento, onde todas as áreas do hospital são monitoradas 24 horas por dia por meio de câmeras. Depois, os representantes de Mato Grosso e o Secretário de Goiás visitaram a galeria de arte permanente, inserida no projeto de humanização “Arte no HGG” e que está abrigando obras dos artistas Alexandre Liah, Amaury Menezes, Sáida Cunha e Tai Hshuan-An. “Estamos recebendo grandes nomes da arte goiana para esta exposição”, explicou Vilela aos convidados.

Mais à frente, os representantes de Mato Grosso conheceram a farmácia e o sistema de dispensação de medicamentos, que é feito por meio de código de barras, visando a segurança do paciente. Depois disso, o Serviço de Hotelaria hospitalar e a área de alta tensão foram os próximos pontos do roteiro da visita. “Antes os nossos pacientes tinham que trazer tudo de casa. Imagina só você ter que trazer roupa, toalha, uma mala todo pra se internar? Agora os pacientes recebem o kit contendo tudo o que precisa quando vai se internar”, orientou o secretário de Goiás os visitantes.

Por último, os secretários do Mato Grosso conheceram o Centro de Terapia Intensiva (CTI), a Central Humanizada de Internação (CHI), o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), além da Tecnologia da Informação, Central de Relacionamento e enfermaria modelo. Nesses pontos, a comitiva pôde notar as reformas promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Organização Social gestora do HGG, durante três anos de gestão da unidade.

De acordo com Marco Aurélio Bertulio, a visita foi motivada para conhecer o modelo de gestão dos hospitais em Goiás, que tem se tornado referência para os governos dos demais estados brasileiros. “A nossa vinda aqui nos provou como pode ser sucesso quando o Estado faz o seu papel de ordenador, contratador, monitorador e estabelecer a regra do que ele quer e como ele quer. E claro, as Organizações Sociais conseguiram dar completude para isso”, pontuou.

Para o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, mais do que discutir modelos de gestão é preciso primeiramente discutir qualidade dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele comenta que o usuário deve ser o foco da administração e que isso foi observado pela comitiva durante a visita à unidade. “Goiás tem sido visto como lá fora como um bom gestor do sistema de saúde, é uma referência. O governo conseguiu provar que é possível com baixo custo implantar um modelo eficiente”, pontuou.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700