Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(08/06/2015) Descarte correto do lixo é tema de ação no Dia Mundial do Meio Ambiente

Assunto foi abordado em blitzes educativas e palestras de conscientização. Atividade envolveu colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG para lembrar a importância do gerenciamento correto de resíduos hospitalares e também foram da unidade

Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu uma série de ações para chamar a atenção dos colaboradores da unidade para o descarte incorreto de resíduos. As atividades aconteceram na última quarta-feira, dia 3 de junho, e envolveu blitzes no horário das refeições e uma palestra com a enfermeira e especialista em gerenciamento de resíduos, Fernanda Rebouças.

Em frente ao refeitório, a blitz consistiu em avaliar os conhecimentos dos colaboradores sobre o descarte de lixo, os locais e formas corretas. Diversos itens foram colocados para análise, como medicamentos com a data de validade fora do prazo, estilhaços de vidros, algodão sujo de sangue, entre outros. A auxiliar de enfermagem do Ambulatório de Medicina Avançada – AMA, Maria Aparecida Barbosa, participou da brincadeira e acertou todas as questões. “Foi bastante interessante a atividade. Mas, não é porque eu acertei tudo que eu sei muito, me considero apenas atenta. Precisamos ter bastante atenção na hora de descartar o lixo, é preciso ter consciência para não contaminar o meio ambiente. ”

Para Fernanda Rebouças, palestrante do evento, a atividade foi importante para lembrar os colaboradores que o gerenciamento de resíduos não envolve apenas o lixo hospitalar, e que todos devem exercer a consciência na hora de descartar também o lixo residencial. De acordo com ela, a palestra conseguiu abordar de forma clara e objetiva o assunto. “Precisamos tirar esse paradigma que descartar incorretamente os resíduos não vão causar nenhum mal a ninguém. Mostramos que isso pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde da população em geral, e também para quem manuseia o lixo, como os trabalhadores da Comurg.”

Campanha
Além da ação para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humana (Idtech) está promovendo uma campanha para conscientizar os colaboradores sobre a utilização correta dos sanitários do Hospital Alberto Rassi – HGG. Isto porque o descarte incorreto de papeis e outros objetos dentro do vaso sanitário tem causado o entupimento da encanação, demandando despesas para o Serviço de Manutenção Predial da unidade hospitalar.

Além disso, o HGG tem incentivado o uso dos coletores especiais de pilhas e baterias instalados em julho do ano passado na unidade. Para isso, panfletos informativos foram distribuídos entre os colaboradores, que podem trazer os materiais de casa para descarta-los corretamente. Em quase um ano, 52 kg de pilhas e baterias já foram descartadas e terão o fim correto sustentavelmente.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700