Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(19/06/2015) Colaboradores participam de capacitação para recepção humanizada

Treinamento abordou técnicas de atendimento humanizado, empatia, além de normas e fluxos do Hospital Alberto Rassi – HGG. Palestras foram voltadas para colaboradores que atuam diretamente com os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nos dias 16 e 17 de junho, terça e quarta-feira respectivamente, uma capacitação para os colaboradores que atuam com o atendimento direto aos usuários da unidade hospitalar. Com a temática “Recepção Hospitalar Humanizada”, o treinamento abordou as normas e fluxos de atendimento, além de técnicas para aprimoramento da relação entre o colaborador e o paciente.

A capacitação foi divida em dois módulos. Na primeira etapa do treinamento, os colaboradores participaram de duas palestras sobre a humanização do atendimento. Ministradas pela gerente de Desenvolvimento de Pessoa, Eliana Valim, e pela gerente do Serviço de Psicologia, Cláudia Cézar, a atividade abordou principalmente a empatia, o respeito e educação com o usuário do Sistema Único de Saúde – SUS. “Imagina que você está triste, com dores, ou mesmo está em um hospital para acompanhar um parente ou amigo que você ama e está doente, e ainda é tratado de forma grosseira e ríspida?”, refletiu a psicóloga Cláudia.

No segundo módulo, os colaboradores participaram de duas palestras relacionadas às normas interna da unidade hospitalar e os fluxos de atendimento. Nesta etapa, o diretor administrativo do hospital, Alessandro Purcino, e a gerente de Logística, Núbia Borges, abordaram o que pode ou não dentro do HGG e como deve ser feito atendimento aos pacientes, visitantes e acompanhantes da unidade. “As normas que o HGG têm são para proteção do próprio paciente e do colaborador, e muitas vezes as pessoas não entendem isso. Por exemplo a proibição da entrada de outros medicamentos e de alimentação, quando aqui no hospital o paciente já tem tudo o que ele precisa para se recuperar bem”, disse.

Elisabete Garcia trabalha no guichê de exames do Apoio e Diagnóstico e ficou satisfeita com o treinamento. Ela conta que aprendeu técnicas para lidar com os usuários de forma mais empática e também a sair de situações em que o paciente esteja nervoso e insatisfeito. “Eu adorei! Aprendi que o paciente já está debilitado e precisamos de uma forma correta de abordá-lo. Sempre recebi todos com muita alegria, e agora sei também de outras técnicas para fazer um atendimento com excelência”, contou.

Colaborador do HGG há sete meses, Paulo André Lopes atua na Portaria A e também aprovou a capacitação. De acordo com ele, devido ao grande movimento do posto em que ele atua, muitas vezes o atendimento é realizado no automático, cumprindo apenas os protocolos. “Eu percebi que precisamos dar mais atenção àquelas pessoas que estão ali para tratamento ou para visitar alguém internado. Na hora da pressa, principalmente nos horários de visita e troca de acompanhante, somos muito práticos e deixamos de lado a empatia, a atenção, o carinho com o usuário. Com esse treinamento aprendemos o quanto isso é importante no atendimento e faz toda a diferença, e agora vou me dedicar a isso também”, comentou.

Para Núbia a capacitação foi positiva. Ela estima que 90% dos colaboradores participaram do treinamento e estão aptos para colocarem em prática tudo o que foi ministrado durante o curso. Segundo a gerente de Logística do hospital, os colaboradores demonstraram interesse em aprender e de proporcionar um atendimento cada vez melhor para os pacientes, acompanhantes e visitantes da unidade. “Como a gente não conseguiu fazer uma escala para que todos pudessem fazer o treinamento durante o seu horário de trabalho, muitos colaboradores chegaram mais cedo para poder participar, e isso demonstra o interesse em aprender e melhorar o trabalho. Estou muito feliz com o resultado”, completou.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700