Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(23/06/2015) Vacinação e palestras no HGG em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Asma

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 22 de junho, no Ambulatório de Medicina Avançada do Hospital Alberto Rassi – HGG. Pacientes tiraram dúvidas sobre a doença e ainda se vacinaram contra a Influenza

O pequeno Samuel Dantas, de 10 anos, chegou cedo para a vacinação contra a Influenza no Hospital Alberto Rassi – HGG, nesta segunda-feira, 22 de junho. Ele faz parte do grupo mais afetado pela asma, doença respiratória crônica, que causa inflamação e obstrução dos brônquios e que pode ser amenizada com a vacinação contra a Influenza.

Geralmente os sintomas são manifestados na infância, mas a asma pode aparecer em qualquer fase da vida. O carreteiro Washington Luiz Severino Vieira é tio de Samuel e disse que a doença do sobrinho se agravou após uma temporada que ele passou com a família em Brasília. “Ele era bebê e ficou um período em uma casa com vários gatos. Após essa viagem, ele passou a ter crises de falta de ar, tosse e aperto no peito”.

Segundo o pneumologista Marcelo Rabahi, a vacina contra a Influenza é uma alternativa para evitar as crises que são frequentes no inverno, que tem característica de tempo seco e frio. “Uma das principais causas das crises, além do tempo seco, são as infecções virais. Por isso, é muito importante que os asmáticos recebam a vacina contra a gripe para que eles possam evitar um fator que vai precipitar uma internação”.

A campanha de vacinação no HGG faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate a Asma que foi instituído para alertar a população sobre a importância do tratamento e prevenção da doença. Foram vacinadas entre 9 e 15 horas, 160 pessoas com asma ou doenças crônicas. Em Goiás, apenas ano passado, ocorreram quase quatro mil internações por asma. Muitas delas poderiam ter sido evitadas se os pacientes estivessem imunizados contra a Influenza.

Além da vacinação, foram distribuídos panfletos informativos para quem aguardava atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). A médica residente em pneumologia do HGG Eliane Consuelo ministrou uma palestra e tirou dúvidas dos pacientes. “As causas da crise de asma são mofo, poeira, pelos de bichos entre outros. Até a emoção pode ser causadora”.

A vendedora Marli José de Lima acompanhava a mãe, que é asmática, em uma consulta com a equipe de pneumologia. Ela aproveitou para vacinar e tirar algumas dúvidas. “No meu caso, meus pais são asmáticos e eu tenho todos os sintomas da asma, mas não tenho. Fui diagnosticada com rinite e faço tratamento para controlar”. A médica respondeu que como existem casos na família, Marli tem a tendência de desenvolver a doença. “É bom sempre evitar os fatores agravantes da asma e estar sempre em acompanhamento com o médico”.

A médica Eliane Consuelo afirmou que a palestra foi muito positiva, além da interação dos pacientes. “O público foi bastante receptivo. Os próprios pacientes que já possuem a doença crônica também estavam com dúvidas e aproveitaram para esclarecer. Também ajudaram a exemplificar para os outros pacientes, como é a vida do asmático, quais são os sintomas e os tratamentos. Foi bem interessante”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700