Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(24/06/2015) 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia amplia discussão sobre saúde pública de qualidade

Modelo de gestão e financiamento do SUS serão discutidos durante encontro

Os preparativos para a realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde Gilson Carvalho começaram em agosto de 2014. Tempo suficiente para que em sua abertura, amanhã, às 19 horas, estejam mobilizados usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Eles, por meio de discussões, estarão defendendo o tema do encontro “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A conferência – realizada nas esferas de governos municipal, estadual e federal - é um momento rico de diálogo e de debate sobre os destinos do SUS. Trata-se de um processo contínuo de envolvimento de todos brasileiros. Em Goiânia foram realizadas etapas preparatórias em 26 microrregionais, 7 distritais e 23 temáticas de maio a junho deste ano. Processo de adesão mobilizou média de 2 mil pessoas, elegendo mais de 900 delegados (que têm poder de voz e voto).

Consolidadas as propostas, delegados irão defende-las na 8ª Conferência Estadual de Saúde, de 16 a 30 de setembro; e na 15ª Conferência Nacional de Saúde, de 1 a 4 de dezembro deste ano. As discussões giram em torno dos eixos temáticos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; e reformas democráticas e populares do Estado.

Abertura
Abre a conferência, o secretário municipal de Saúde Fernando Machado. Solenidade também contará com a presença do prefeito Paulo Garcia, dos presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde Venerando de Lemos e Edivaldo Bernardo de Lima, respectivamente. A conferência magna Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro será proferida por Maria do Socorro de Souza, do Conselho Nacional de Saúde.

Homenageado
O médico Gilson Carvalho (1946-2014) é o homenageado da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia. Pediatra, especialista em saúde pública e hospitalar foi um dos idealizadores do SUS. Estudou na Escola Federal de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e fez doutorado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o ex-secretário de Saúde de Goiânia, Elias Rassi, Carvalho era carismático e sempre convidado para palestras em diferentes cidades do país. Tinha como bandeira, o fortalecimento do controle social. Mantinha uma coluna dominical – Domingueira - no site do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). Publicação retorna, por meio de amigos, no dia 7 de março, data em que o médico iria comemorar mais um aniversário.

Carvalho deixou 10 razões para defendermos o SUS:
“O SUS é nosso e entregue aos governos para que eles os administre...”
“A saúde é um direito humano de vivermos mais e melhor...”
“O SUS é meu, seu e nosso como direito adquirido...”
“O SUS é financiado, exclusivamente com nosso dinheiro...”
“O SUS, em cada esfera de governo, tem garantido pela constituição e leis, um conselho composto em: 50% por cidadãos, escolhidos por nós...”
“O Conselho de Saúde, por lei, deve ser permanente, paritário, 50% de cidadãos, 50% de governo, prestadores, profissionais...são deliberativos, propositivos e controladores...”
“Nada pode ser feito na saúde que não esteja nas leis orçamentárias (PPA, LDO, LOA)...nada pode ir para o plano que não esteja aprovado pelo conselho;
“A cada três meses, os administradores públicos têm que prestar contas do que fizerem com nosso dinheiro...”
“O SUS está em nossas vidas mesmo que a gente não se aperceba dele, ou tenha algum plano privado de saúde...”
“O SUS só será bom para todos se cada um de nós participar nos espaços legais dos conselhos de saúde...somos todos responsáveis...”


Serviço
Assunto: Abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia Gilson Carvalho
Dia: 25
Horário: 19 horas
Local: Tatersal nº 3 da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA
Endereço: Parque Agropecuário de Goiânia - Entrada pela 5º Avenida - Setor Nova Vila


Fonte: Conferência Municipal de Saúde de Goiânia






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700