Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(29/06/2015) Médicos colocam balões intragástricos em treze pacientes

Neste sábado, dia 27 de julho, Hospital Alberto Rassi - HGG se mobilizou para procedimento que vai contribuir para a redução de peso naqueles que estão em tratamento da obesidade mórbida

Weslane da Silva Rego, funcionária de um frigorífico, sente dificuldades para se alimentar corretamente e fazer atividades físicas. Seu turno de trabalho começa à noite, e vem daí seu desequilíbrio alimentar. Seu lanche é servido pela empresa, que normalmente oferece pão com café. Com apenas 26 anos, tem lutado há cinco anos para perder peso. Com seus mais de cem quilos, a moça ganhou um aliado na difícil guerra contra a balança: o balão intragástrico.

Assim como Weslane, mais doze pacientes que estão em tratamento no Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do Hospital Alberto Rassi – HGG receberam o balão para auxiliar na redução do peso, e desta forma, reduzir também o risco da cirurgia bariátrica, procedimento que serão submetidos. A seleção dos pacientes considerou a gravidade das doenças associadas à obesidade e a relação do tempo do tratamento versus dificuldade para emagrecer.

A colocação dos balões no dia 27 de junho fez parte da Ação Concentrada, que tem como objetivo a ocupação do Centro Cirúrgico aos sábados. Como a colocação é feita por endoscopia, os pacientes estavam bem tranquilos após o procedimento. “Foi mais rápido que eu imaginava, não estou sentindo nada. Estou feliz”, disse Weslane.

O médico gastroenterologista Américo Silvério, que coordenou a Ação, também estava satisfeito. “Atingimos a meta e foi muito positivo. Estamos estudando a possibilidade que esta técnica seja definitivamente incorporada ao tratamento do Programa de Obesidade”, explicou.

Participaram 10 médicos, sendo quatro gastroenterologistas, dois residentes, um cirurgião bariátrico e três anestesiologistas. A equipe de enfermagem também esteve envolvida, sendo que uma enfermeira específica do PCCO acompanhou desde a internação até a alta destes pacientes, passando todas as informações necessárias para o tratamento.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700