Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(15/07/2015) Campanha “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde” começa nesta quinta no HGG

Palestra sobre os cuidados com a saúde no tempo seco acontece nesta quinta-feira, 16 de julho. Evento abre uma série de ações do HGG, que tem o objetivo de alertar o público do hospital e a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde

Com o tema “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde”, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove durante este mês ações educativas para alertar o público que frequenta o hospital e a comunidade em geral, sobre a importância dos cuidados com a saúde. Abertas ao público e gratuitas, as palestras terão espaço para tirar as dúvidas com os profissionais da unidade. Participarão das ações a equipe médica e equipe multidisciplinar de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia.

A abertura da campanha acontece nesta quinta-feira, 16 de julho, a partir das 8 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Nesta época do ano, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Neste período, é comum o aumento de problemas respiratórios, dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. O pneumologista Marcelo Rabahi ministrará uma palestra sobre o tema em parceria com os médicos residentes da Pneumologia e Otorrinolaringologia.

Na sexta-feira, 17 de julho, a equipe de fisioterapia do HGG estará no Ambulatório a partir das 7 horas orientando o público sobre a importância da atividade física, que deve ser praticada em qualquer idade. O fisioterapeuta Kemil Rocha dará dicas de exercícios simples que podem ser feitos em casa e que ajudam a aumentar a força e flexibilidade.

O diabetes é considerado um sério problema de saúde pública. Uma das complicações mais temidas ocasionadas por esta doença é a perda de um pé ou uma perna. Porém, essa é uma situação que pode ser evitada mediante alguns cuidados. A enfermeira Cristina Pereira ministrará uma palestra no dia 21 de julho, terça-feira, às 8h30, com orientações gerais sobre como cuidar das feridas nos pés, que são comuns a quem é portador da doença. Além dos pacientes do programa, a palestra será aberta para a população em geral.

No dia 22 de julho, quarta-feira, a equipe de fonoaudiologia da unidade abordará um problema bastante comum, a disfagia. Quem já passou pela situação nada agradável de ficar com um alimento preso na garganta, engasgamento, ou até mesmo uma tosse que dispara no momento da refeição, sabe a aflição que isso causa. As fonoaudiólogas Luciana Motta e Mariela Vidal passarão orientações gerais e estarão à disposição para responder às dúvidas do público.

Finalizando as atividades, a equipe de psicologia do HGG abordará o tema “Ansiedade”, na segunda-feira, 27 de julho, às 7h30. De acordo com o psicólogo Dimilson Vasconcelos, quando a ansiedade está em um nível mais elevado, ela acaba gerando transtornos como fobia, ataques de pânico, transtornos compulsivos. “A gente vive sob pressão em todos os lugares, em casa, no trabalho, e é preciso tratar antes que a ansiedade se transforme em transtorno. Além da palestra, vamos fazer uma sessão de relaxamento”.

Segundo a Gerente de Serviços Multidisciplinares do HGG, Rogéria Cassiano, os temas que serão tratados nas ações foram escolhidos de acordo com o perfil do usuário da unidade. “O HGG desenvolve ações durante o ano todo sobre diversos temas, e escolhemos o mês de julho para fazer essa série de palestras. Assim, iremos realizar essas palestras educativas, abertas à comunidade, de cunho preventivo”, afirmou.






Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700