Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(17/07/2015) Membros do Nós Podemos Goiás discutem a Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade

Reunião, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de julho, debateu também outras questões, como a transição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e o novo relatório da Organização das Nações Unidas – ONU

Os membros do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNC) em Goiás, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 15 de julho, para discutirem a Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade e também a transição dos Objetivos do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estiveram presentes os parceiros antigos e também novos membros do Movimento Nós Podemos Goiás, além do representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maurício Garcia.

Durante a reunião, o coordenador do núcleo estadual, Alex Lima, apresentou propostas de atividades a serem desenvolvidas durante a primeira semana do mês de agosto, quando será realizada a Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade. O evento é realizado anualmente para lembrar a morte de Betinho, sociólogo que idealizou o Movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. De acordo com Alex, a ideia é promover uma série de ações na capital e no interior goiano. “Os municípios de Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Uruaçu e diversos outros já demonstraram interesse em participar”, contou.

Alex apresentou aos participantes, ainda, os 17 novos objetivos que serão trabalhados a partir do próximo ano, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Ele explicou aos membros que será realizada uma oficina com o núcleo todo para esclarecer o que cada objetivo deverá trabalhar. Outro ponto discutido pelo coordenador do movimento foi a divulgação do novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós ficamos bastante felizes com os resultados apontados pela ONU. O Brasil avançou em pontos importantíssimos, como a redução da mortalidade e saúde materna, pobreza, fome, água e saneamento”, esclareceu.

Historiadora e poetisa Silvaline Pinheiro, que coordena o Complexo Memorial de Serra da Mesa, no município de Uruaçu, participou pela primeira vez de uma reunião ordinária do movimento. A nova parceira falou do seu interesse em afixar um núcleo do Nós Podemos regional e compartilhou com todos os membros do movimento a ideia de realizar uma ação no mês de setembro com o apoio de todos os órgãos do poder público de Uruaçu e região. “Eu já levei o Nós Podemos para o município e os prefeitos da região demonstraram interesse em participar do movimento. Estou articulando um evento para abordarmos a questão da preservação dos recursos naturais, o que a nossa região é rica. ”

Para Maurício Garcia, representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Sinvaline está no caminho certo. Ele pontua que para que o núcleo seja implementado de forma resistente na região, é necessária a participação do poder público. “O papel do núcleo é de articular, porque não conseguimos executar os objetivos sozinhos. O alcance das nossas metas só é possível através das políticas públicas, o que depende do poder público. Por isso é importantíssimo acionar o Ministério Público, os Tribunais de Contas, as prefeituras, as assembleias e câmaras, todos os órgãos da esfera pública.”


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700