Goiânia, 17 de novembro de 2017    




Notícias

(21/07/2015) Especialistas do HGG dão dicas para evitar danos à saúde no tempo seco

Pneumologista Marcelo Rabahi e médica residente da otorrinolaringologia Letícia Ávila tiraram dúvidas do público do HGG, nesta quinta-feira, 16 de julho. Ação faz parte da Campanha “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde”

A dona de casa Magda Regina Rosa Meireles esteve na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, no Hospital Alberto Rassi – HGG para uma consulta com um psicólogo. Ela é integrante do Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PCCO) e faz acompanhamento com a equipe multiprofissional da unidade. Enquanto aguardava a sua vez, ela aproveitou para assistir a abertura da Campanha “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde”.

Neste mês de julho, o hospital está promovendo uma série de ações educativas para alertar o público que frequenta unidade e a comunidade em geral, sobre a importância dos cuidados com a saúde. O pneumologista Marcelo Rabahi e a médica residente da Otorrinolaringologia Letícia Ávila abordaram sobre as consequências do tempo seco para a saúde, que faz com os problemas respiratórios se agravem.

O pneumologista Marcelo Rabahi disse que os hábitos comuns de colocar uma bacia com água em casa, toalha molhada e uso do umidificador ajudam a reduzir os danos. “Essas pequenas atitudes ajudam a aumentar a umidade do ar no ambiente”. Magda Regina afirmou que toma outros cuidados dentro de casa. “Eu lavo os tapetes e as cortinas de casa com frequência. Além disso, evito juntar ursos de pelúcia que acumulam muita poeira”.

A médica Letícia Ávila explicou ainda a diferença entre duas doenças respiratórias bastante comuns nesta época. “A sinusite é uma doença que causa inflamação/infecção dos seios paranasais, que são estruturas que estão no nosso rosto. A rinite é uma sensibilidade do nariz. Popularmente, é como se fosse uma alergia no nariz”. A médica afirmou ainda que o tratamento deve ser contínuo, principalmente de controle ambiental. “O ambiente que a pessoa vive e frequenta influencia muito nas crises”.

A aposentada Maria do Desterro disse que sofre muito nesta época do ano. Portadora de asma, ela disse que nos últimos dias está com dificuldades para dormir. “Quando chega esse período seco, eu tenho muitas dificuldades para respirar. Quase não durmo a noite. Atualmente utilizo a bombinha de asma. Já tinha ouvido falar da toalha molhada e a bacia com água mas nunca acreditei. Agora que o médico falou, vou fazer o teste”.

A programação se estenderá durante todo o mês de julho. Nesta sexta-feira, 17, a equipe de fisioterapia do HGG dará dicas de exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam a aumentar a força e flexibilidade.A enfermeira Cristina Pereira ministrará uma palestra no dia 21 de julho, terça-feira, às 8h30, com orientações gerais sobre como cuidar das feridas nos pés, que são comuns a quem é portador da doença.

No dia 22 de julho, quarta-feira, a equipe de fonoaudiologia da unidade abordará um problema bastante comum, a disfagia, que é a dificuldade de engolir alimentos. Finalizando as atividades, a equipe de psicologia do HGG abordará o tema “Ansiedade”, na segunda-feira, 27 de julho, às 7h30. Todas as palestras são abertas ao público e gratuitas.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700