Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(21/07/2015) Idtech realiza Projetos Técnicos de Trabalho Social no Jardim Presidente e Faiçalville

Bairros da região sudoeste da capital receberam o esgoto sanitário recentemente. Atividade do Idtech consiste no trabalho educativo para o descarte correto do óleo, e conscientização dos moradores sobre os benefícios da nova infraestrutura

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) está realizando para a Saneamento de Goiás (Saneago), Projeto de Trabalho Social-PTS nos bairros Jardim Presidente e Faiçalville, Região Sudoeste da capital. As atividades, que tiveram início em maio do ano passado, contemplam o programa Saneamento Para Todos, cuja finalidade é levar serviços urbanos de água e esgoto integralmente à população.

A largada do projeto foi feita com a realização de reuniões e palestras para a comunidade local ainda em 2014, com abordagem aos benefícios do esgotamento sanitário e coleta seletiva, além de atividade educativa sobre os danos que o descarte incorreto de óleo pode trazer ao meio ambiente e ao esgoto. Em 2015, o trabalho está sendo focado nas visitas domiciliares educativas, realizadas pela equipe de assistência social do Idtech, que utiliza de uma pesquisa com os moradores para mensurar a quantidade de casas que já utilizam o esgoto sanitário. Durante a visita, os técnicos do Idtech verificam se houve redução do aparecimento de insetos e outros bichos, se o bairro possui coleta seletiva do lixo, se os moradores fazem a separação dos materiais descartáveis, entre outras questões. Além disso, também é entregue uma cartilha educativa em cada imóvel, seja residencial ou comercial. De maio deste ano até a presente data, cerca de 1.600 visitações foram feitas.

O gerente do setor de compras de um hospital de Goiânia, Ademario Ferreira, foi um dos moradores que recebeu a equipe do Idtech. Ele, que mora no Faiçaville 3, conta que já realizou a ligação do esgoto sanitário e que também já utiliza a água tratada, mas está insatisfeito com o aumento da conta, proveniente da cobrança da taxa de esgoto que passou a ser cobrada. Diante a reclamação do morador, a pesquisadora disse que o custo do serviço é um investimento na saúde de toda a família, tendo em vista os benefícios que o mesmo promove. “Instalamos recentemente o esgoto, ainda estamos descobrindo os benefícios. Mas, como eu tenho crianças pequenas em casa, acredito que vai melhorar a questão de insetos e ratos, e também evitar muitas doenças”, avaliou.

Sandra Costa, gerente do Serviço Social do Idtech, esclarece que o serviço prestado à Saneago está sendo focado no eixo educação ambiental. Ela comenta que o trabalho da equipe está sendo realizado de acordo com o previsto e todas as quadras dos bairros serão visitadas até o final deste mês de julho. “Nosso maior desafio estão sendo as casas fechadas. Muitos moradores não nos recebem por medo, já que a região é bastante insegura, mas também há moradores que não ficam em casa, e também muitas residências para aluguel e venda, e lotes baldios. Mas, quando não somos atendidos por algum morador, deixamos uma cartilha educativa na caixinha de correios.”

Sandra explica, ainda, que aproximadamente 3,5 mil famílias serão atendidas com o benefício do esgoto sanitário, o que contempla 14 mil pessoas indiretamente. De acordo com ela, muitas casas da região dos bairros Jardim Presidente e Faiçalville possuem cisternas e a equipe do Idtech tem orientado os moradores à mandarem uma amostra da água para análise. “Por causa das foças, o lençol freático pode estar contaminado e o consumo dessa água é prejudicial à saúde. Estamos felizes desenvolvendo este trabalho, o contato com as famílias é muito gostoso e é uma experiência fantástica”, completa.

A previsão é que a etapa de visitação das casas seja encerrada ainda neste mês de julho. Depois disso, a equipe do Idtech vai redigir o relatório final, apresentar o Inventário Socioterritorial e Ambiental dos bairros, e promover ainda reuniões para apresentação destes dados.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700