Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(23/07/2015) Pacientes e familiares do HGG recebem orientações relacionadas à disfagia

Equipe de Fonoaudiologia do hospital promoveu nesta quarta-feira, 22 de julho, palestra sobre a dificuldade de engolir alimentos. Pacientes e familiares aproveitaram para tirar dúvidas

A disfagia é uma alteração no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde. Na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, a equipe de Fonoaudiologia do Hospital Alberto Rassi – HGG ministrou uma palestra para falar das causas e do tratamento para quem tem dificuldade de engolir alimentos.

As residentes da Fonoaudiologia Vitória Nascimento e Raquel Monteiro explicaram o que é a disfagia e as formas de tratamento. “Esse problema é mais comum em pessoas mais velhas, mas pode acontecer com qualquer um. A disfagia, além de provocar problemas emocionais e o isolamento social, causa problemas sérios, como desidratação, desnutrição, pneumonia, além do risco de morte por asfixia”, afirmou Raquel.

A dona de casa Cecília Carvalho Pereira de Araújo estava no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) aguardando uma consulta com um coloproctologista. Enquanto esperava ser chamada, aproveitou para perguntar se o marido dela, que hoje tem 59 anos, sofre com disfagia. “Toda vez que ele vai comer alguma coisa ele engasga. Eu não sabia que isso era tão grave”, disse.

Vitória esclareceu que ele precisa procurar ajuda porque pode ser um caso de disfagia. A dona de casa agradeceu a explicação. “Achei muito legal essa palestra. Esse é um assunto que eu nunca procurei saber, e agora com a explicação, eu vou procurar ajuda para o meu marido. Ele vai ficar feliz em saber que esses engasgos tem tratamento. Ele sempre fica muito agoniado quando precisa comer alguma coisa”.

O professor Warley da Silva Batista tinha uma dúvida relacionada a uma vizinha. “Eu moro no mesmo lote que uma idosa e ela tem muita dificuldade de engolir carne. Ela não possui dentes e toda vez engasga bastante. Seria um caso de disfagia?”. Vitória explicou que a falta de dentes na boca atrapalha para engolir a carne, o que causa o engasgamento. Orientou que neste caso, os alimentos devem estar com a consistência mais mole, para facilitar na deglutição.

A ação faz parte da campanha promovida pelo HGG, “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde”, que tem o objetivo de incentivar os pacientes e familiares a cuidarem da saúde de forma contínua. A residente em Fonoaudiologia Vitória Nascimento afirmou que a iniciativa de levar informações para o público do Ambulatório traz muitos benefícios. “Tiramos várias dúvidas relacionadas principalmente à mastigação. Como esse é um problema que as pessoas têm pouco conhecimento, elas ficaram curiosas e participaram bastante”.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700