Goiânia, 24 de outubro de 2017    




Notícias

(27/07/2015) Sessão de relaxamento encerra campanha “Julho da prevenção – Não tire férias da Saúde”

Psicólogos do HGG ministraram palestra sobre ansiedade e fizeram uma sessão de relaxamento com os pacientes nesta segunda-feira, 27 de julho. Ação encerrou a programação especial promovida pela unidade

A equipe de psicologia do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, na Sala Multiuso 1, uma atividade sobre ansiedade. Caracterizada como um estado psíquico de apreensão ou medo devido à antecipação de uma situação desagradável ou mesmo perigosa, acompanhado de sintomas de tensão, a ansiedade se assemelha a depressão. Para esclarecer sobre esse assunto, a equipe de psicologia do HGG ministrou uma atividade nesta segunda-feira com os pacientes que aguardavam por consulta no Ambulatório

Na primeira parte, a psicóloga Marília de Fátima contextualizou a ansiedade e ouviu as experiências dos pacientes. A aposentada Geraldina Moreira de Sousa estava acompanhando o esposo em uma consulta. Bastante participativa, ela relatou que possui uma respiração forte involuntária. “Às vezes eu estou conversando com minha filha ou fazendo outra coisa, e eu respiro forte. Ela sempre briga comigo e fala que eu assusto todo mundo, mas é um gesto involuntário e acredito que é um sintoma da ansiedade”.

A psicóloga confirmou que a respiração forte está ligada a ansiedade e citou ainda outros problemas. “Fobias de lugares cheios, medo de elevador, medo de andar de avião. Os sintomas da ansiedade podem incluir agitação, tensão, palma das mãos suadas, batimentos cardíacos acelerados, dificuldades respiratórias e entre outros”. Ela afirmou ainda que é importante compreender o quadro emocional da ansiedade para que a pessoa possa buscar ajuda e ter um enfrentamento melhor. “É um tema bastante discutido hoje em dia e as pessoas estão mais atentas e buscando ajuda”, ressaltou.

A auxiliar de serviços gerais Joaquina Gonçalves aguardava consulta com o neurocirurgião. Em um dos momentos precisou sair da sala onde acontecia a palestra para verificar se estava na hora da sua consulta. “Eu vou sair para verificar, mas tomara que não tenham me chamado. Quero acompanhar a palestra até o final”. Quando voltou, o psicólogo Dimilson Vasconcelos estava fazendo uma sessão de relaxamento. “É importante na correria do dia a dia, nós pararmos e avaliarmos nossa respiração. Imaginar cenas agradáveis e fazer exercícios respiratórios simples ajudam a combater a ansiedade”, disse o psicólogo.

Joaquina, que sofre com ansiedade, aprovou a ideia do relaxamento e afirmou que é importante o tema ser discutido sempre. “Quem sofre com esse problema realmente precisa de ajuda e a palestra me ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Gostei bastante”. A atividade desta segunda-feira encerrou a programação da Campanha Julho da Prevenção – Não tire férias da saúde, promovida pelo HGG para alertar a população da importância de cuidar da saúde constantemente. Durante todo o mês foram ministradas palestras sobre cuidados no tempo seco, exercícios para aumentar a força e flexibilidade, pé diabético, disfagia e encerrou com a atividade sobre ansiedade.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700