Goiânia, 19 de outubro de 2017    




Notícias

(28/07/2015) Distúrbios do sono é tema de palestra no HGG

Evento acadêmico aconteceu nesta quinta-feira, 23 de julho e reuniu profissionais da neurologia, pneumologia e otorrinolaringologia da unidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é necessário que cada pessoa durma no mínimo sete horas por noite para que o corpo funcione adequadamente durante as atividades diárias. Mas para muitas pessoas, isso não acontece. A Associação Mundial de Medicina do Sono aponta que 45% da população mundial sofre com algum problema relacionado ao sono. Sabendo da importância da discussão desse tema, nesta quinta-feira, 23 de julho, a equipe de otorrinolaringologia do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu a palestra “O papel da polissonografia nos distúrbios do sono”, ministrada pelo pneumologista Marcelo Rabahi, no Auditório da unidade.

Inserido no calendário acadêmico da unidade, o evento reuniu profissionais das áreas de neurologia, pneumologia e otorrinolaringologia. De acordo com Rabahi, o principal distúrbio do sono é a insônia. “Atualmente os problemas do sono afligem muitas pessoas. Durante a palestra caracterizamos os tipos de distúrbios, sendo a insônia o principal deles. Além disso, existe uma prevalência alta de distúrbios respiratórios, entre eles, a apneia do sono, que está relacionada a doenças cardiovasculares, como arritmia”.

Segundo o pneumologista, os distúrbios do sono tem uma abordagem multidisciplinar, o que justifica a presença de profissionais de várias especialidades. “Existe hoje a necessidade grande de discussão interdisciplinar para o entendimento dessas doenças. Além disso, foi o primeiro momento que se discutiu no hospital sobre a medicina do sono. Como estamos adquirindo um aparelho que vai poder fazer o diagnóstico desses pacientes, inicialmente aqueles ligados ao programa da obesidade, essa palestra também foi um marco na construção de uma equipe multidisciplinar aqui dentro do hospital. Esperamos que isso possa se repetir mais vezes, e que o hospital possa criar um núcleo de estudos em medicina do sono”, afirmou.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700