Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(30/07/2015) Mostra “Visões de Colagens” reúne artistas, jornalistas e autoridades políticas

Coquetel de abertura da exposição aconteceu no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG, na noite desta quarta-feira, 29 de julho. Artistas Heliana de Almeida, João Colagem, Neusa Del Monte e Rossana Jardim receberam convidados

O vernissage da mostra “Visões de Colagens” que aconteceu no Hospital Alberto Rassi – HGG na noite desta quarta-feira, 29 de julho, reuniu grandes nomes das artes plásticas, autoridades da política e jornalistas renomados. Os artistas Heliana de Almeida, João Colagem, Neusa Del Monte e Rossana Jardim receberam os convidados em coquetel realizado no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital.

Entre os convidados estavam o jornalista Washington Novaes, a colunista Edna Gomes, os vereadores de Goiânia Anselmo Pereira e Cristina Lopes, o presidente da Câmara de vereadores de Trindade, Dyego Marques, os artistas plásticos Argus Ridan, Manoel Santos, Dilvan Borges, Eloá Moraes, Cristiane Rezende, Ester Galvão, Américo Poteiro, além de familiares dos artistas e a coordenação e diretoria do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e HGG.

O diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, agradeceu aos artistas por disponibilizarem as suas obras para as galerias da unidade. “Quero agradecer a todos os artistas, vocês já fazem parte da história do hospital. Não conseguimos trabalhar aqui sem os nossos projetos de humanização, que incluem as exposições. Estamos criando uma simbiose do bem. E toda essa energia que vocês trazem para a exposição é passada para os colaboradores e para os pacientes que frequentam este ambiente”.

Rabahi aproveitou para destacar que o hospital está produzindo um estudo para comprovar os benefícios da humanização no tratamento. “Nós estamos experimentando uma nova fase de tratamento neste hospital, onde a participação da humanização é efetiva, não é humanização apenas em papel. Nós do departamento de pesquisa estamos delineando um estudo para transformar essa ação, que realmente faz bem, em documento, em um trabalho de pesquisa para que sirva de exemplo para outras instituições. Queremos que as pessoas possam efetivamente receber o tratamento respeitoso, digno e humanizado”.

João Colagem foi o porta-voz dos artistas e agradeceu em nome de todos. “Hoje nós temos uma representação gigantesca em termos de qualidade e expressão. O que eu percebo é que ao longo de alguns anos, a colagem vem tomando espaço dentro das galerias e dos espaços culturais. O que nós trazemos aqui é uma continuidade de um trabalho de 1919 que mesmo com essa tecnologia de hoje, conseguimos manter a arte ainda viva. A era da arte digital não desassociou do trabalho tradicional do cola e prega. Eu me sinto honrado de ter três ilustres artistas comigo, pessoas sérias que estão representando esta grande exposição concedida pelo Idtech”.

O jornalista Washington Novaes prestigiou a exposição juntamente com a esposa, a enfermeira Virgínia Novaes. O casal foi a convite da artista Rossana Jardim. “Eu conheço mais as obras da Rossana. Achei a exposição muito bonita, os quatro artistas produzem um trabalho surpreendente”. Sobre a exposição em um hospital, o jornalista disse que é diferente. “É um espaço diferente e muito bonito”.

O artista plástico Salvess também esteve na exposição a convite do amigo João Colagem. Ele disse que também produz obras de colagem e que achou a ideia interessante. “As exposições no HGG são sempre bonitas porque o hospital conta com uma estrutura muito boa. É diferente de expor em uma galeria, por exemplo. A proposta de humanizar o ambiente é muito legal. Toda a administração do hospital está de parabéns”.

Essa já é a sétima exposição do projeto Arte no HGG e a primeira vez que a unidade recebe obras de colagem em suas galerias. As exposições são realizadas a cada trimestre com o objetivo de humanizar o ambiente e promover a inclusão cultural. As obras são disponibilizadas pelos artistas voluntariamente e proporciona diariamente maior leveza e boas sensações para quem tem o prazer de apreciar. “Visões de Colagens” fica no HGG até 29 de outubro.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700