Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(04/08/2015) HGG capacita 31 novos voluntários de apoio espiritual

Curso aconteceu neste sábado, 1º de agosto, no Auditório do Hospital Alberto Rassi – HGG. Voluntários dos segmentos espírita, católico e evangélico receberam orientações sobre segurança do paciente, higienização das mãos, normas do hospital, além de informações sobre cuidados paliativos

A advogada Coraci Martins é adepta da doutrina espírita e ficou sabendo do serviço de Capelania Hospitalar do Hospital Alberto Rassi – HGG através das redes sociais. O serviço de Capelania consiste em oferecer assistência religiosa aos pacientes e familiares da unidade. Coraci e outros trinta novos voluntários dos segmentos espírita, católico e evangélico passaram por curso de capacitação neste sábado, 1º de agosto, no Auditório do hospital.

A abertura do curso foi realizada pela musicista Elen Lara. Após a abertura, a coordenadora católica Wagna Barbosa ficou responsável por explicar a norma regulamentadora NR-32, que trata da segurança de quem lida diretamente com o paciente. A enfermeira Fabrícia Cândida lembrou aos novos voluntários da importância da higienização correta das mãos, que é a medida individual mais simples para prevenir propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

A fonoaudióloga Luciana Motta abordou sobre a segurança do paciente. Membros da coordenação da Capelania, Cybelle Sasdelli e Janaína Elias expuseram as normas e rotinas do hospital para os novos visitadores espirituais. O coordenador evangélico Walter Paulo explicou sobre o relacionamento interpessoal na Capelania. A coordenadora da Capelania Lili Moreira ficou responsável em explicar a importância do serviço dentro do hospital. A espiritualidade nos cuidados paliativos foi abordada pela médica paliativista Érika Lara.

No período da tarde, os novos voluntários aprenderam as formas de abordagem e também assistiram aos depoimentos dos voluntários atuantes. “É muito importante os novos voluntários passarem por esse curso, para dar apoio aos pacientes internados. Neste ano especialmente contamos com pessoas mais comprometidas e dispostas a visitarem os pacientes. Também tivemos um grande número de inscrições de voluntários espíritas. No sábado, passamos por uma grande confraternização espiritual e falamos sobre a prática da tolerância e o respeito ao segmento religioso de cada voluntário”, afirmou Lili Moreira.

A advogada Coraci Martins participou durante todo o dia do curso e afirma que é essencial que os novos voluntários passem por essa capacitação. “Já fui técnica de enfermagem e tenho noção das normas de um hospital, no entanto afirmo que não estaria pronta para andar o HGG, sem antes passar por essa capacitação. Todos os profissionais que ministraram as palestras passaram bastante conhecimento para nós. Passei um ótimo dia com todos”, afirmou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700