Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(05/08/2015) Palestra no HGG conscientiza pacientes da importância do controle de colesterol

Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 6 de agosto no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Pacientes tiraram dúvidas relacionadas ao colesterol com o cardiologista Antônio Malan e a médica residente em endocrinologia Fabrícia Figueireido de Medeiros

A manicure Lourdes Pereira Gomes estava no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG nesta quarta-feira, 6 de agosto, para remarcar uma consulta para uma amiga. Quando percebeu que estava acontecendo uma palestra sobre colesterol, ela parou o que estava fazendo para prestar atenção nas dicas dos especialistas. “Eu acho muito importante esse tipo de ação. Não tenho esse problema, mas o meu esposo descobriu há pouco tempo que tem colesterol alto e não recebemos tantas orientações como estas que foram passadas aqui”.

Ela afirma que já ouviu falar de muitas receitas “milagrosas” para combater o colesterol e aproveitou para tirar dúvidas. “É verdade que a maçã ajuda a baixar o colesterol?”, perguntou. A médica residente em endocrinologia Fabrícia Figueiredo de Medeiros respondeu que não é bem assim. “Se a pessoa mantiver uma rotina saudável, com uma dieta balanceada, ela não vai ter problemas com o colesterol. Mas apenas comer a maçã, não resolve”.

A palestra “O que é colesterol” faz parte de uma série de ações educativas que o HGG está promovendo para conscientizar a população da importância de cuidar da saúde. O dia 8 de Agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e nesta quarta-feira, os pacientes que aguardavam por atendimento no Ambulatório puderam aprender mais sobre o assunto e tirar dúvidas com o cardiologista Antônio Malan e a médica residente em endocrinologia Fabrícia Figueiredo de Medeiros.

Malan afirmou que esse tipo de atividade é muito importante para a população e tem de ser intensificada. “É muito bom essa interação entre o médico e público. A gente observa que as pessoas são muito carentes de informação. Procuramos passar hoje informações simples para que elas mudem pequenos hábitos. A grande mensagem que eu procurei deixar é que nós temos de ter equilíbrio com a vida. Podemos comer de tudo, mas de forma equilibrada. É preciso viver em equilíbrio alimentar, equilíbrio em relação aos exercícios físicos. Não precisa você ser um atleta, basta fazer caminhada para poder viver melhor”.

O rádio operador do SAMU Fernando Lemes Rocha também participou da palestra e gostou da iniciativa. “Achei muito importante para todos nós. Temos de tomar cuidado com a alimentação, aferir a pressão. Graças a Deus não sofro com esta doença, mas a minha mãe é diabética e tem colesterol alto e precisamos estar sempre vigilantes com ela. Os governos precisam investir mais em programas assim, porque a população é leiga e precisa de informações”, afirmou.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700