Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(20/08/2015) HGG promove atividades em comemoração à semana do folclore

Apresentação de Catira e Folia de Reis estão programadas para esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de agosto, para lembrar os costumes populares goianos

Rico em tradições e cultura popular, o Brasil preserva seus costumes por meio do folclore. Em Goiás não é diferente, o folclore regional está intimamente ligado às manifestações religiosas, como a Folia de Reis e a Catira. Para lembrar a importância de se preservar os costumes populares e comemorar a semana do folclore brasileiro, o Hospital Alberto Rassi – HGG preparou duas apresentações para os pacientes e colaboradores da unidade hospitalar. Nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, o hospital recebe o grupo de catira “Os Filhos de Aparecida”, e no sábado, dia 22 de agosto, será a vez da Folia de Reis invadir os corredores do HGG.

Divina Delfina de Brito, coordenadora de “Os Filhos de Aparecida”, conta que o grupo local de catireiros é ganhador de diversos prêmios regionais e nacionais, incluindo o Festival Nacional de Catira. Composto por oito dançarinos, o grupo se exibe com violas e uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida. Para Divina, os catireiros são uma oportunidade de perpetuar tradição e valores goianos. “Esta é a segunda vez que vamos nos apresentar em um hospital e estamos com ótimas expectativas. Para nós é uma honra contribuir para a recuperação de pessoas, acreditamos que seremos uma motivação significante para despertar a alegria no coração de todos que assistirem”, comenta.

No Brasil, a Folia de Reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses. A manifestação tem influência religiosa e comemora o nascimento de Cristo, quando os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar – viajaram ao encontro do Menino Jesus, em Belém. Além dos reis magos, toda a caracterização faz referência também aos soldados do rei Herodes, em Jerusalém, cuja função é animar a festa e espantar os maus espíritos; e ao mestre e contra-mestre, que comandam o grupo. Com falsete agudo, os cantos representam um lamento choroso, que anunciam o nascimento de Jesus.

A apresentação do grupo “O Filho de Aparecida” acontece na sexta-feira, dia 21 de agosto, a partir das 19 horas, no estacionamento do hospital. Já a Folia de Reis visitará todos os leitos da unidade hospitalar no sábado, dia 22 de agosto, a partir das 10 horas.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700