Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(25/08/2015) Palestras no HGG abordam sobre alimentação no combate ao Colesterol

Atividades aconteceram nos dias 12 e 19 de agosto, no Ambulatório de Medicina Avançada da unidade. Equipe multidisciplinar interagiu com o público e sanou dúvidas

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, mais uma edição da campanha de combate ao colesterol. A psicóloga Cláudia César Ferreira abordou sobre a compulsão alimentar que pode levar ao colesterol alto. Durante a palestra, os usuários que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) puderam dividir experiências e tirar dúvidas com a profissional.

“A compulsão alimentar é um transtorno alimentar, onde a pessoa come excessivamente uma grande quantidade de alimentos de uma vez só ou fracionada durante o dia. Normalmente quem tem compulsão alimentar, ganha peso. Os alimentos que essa pessoa come, são geralmente ricos em gordura, que está relacionado à obesidade, e acarretam em várias doenças, incluindo colesterol alto”, informou a psicóloga.

A dona de casa Aristida Marques Ferreira estava no Ambulatório aguardando uma consulta com endocrinologista e pneumologista. Ela é paciente do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) e disse sofrer com compulsão alimentar. “Eu gostei bastante da palestra. Durante a preparação para a cirurgia bariátrica, temos consulta com psicólogo que orienta sobre este problema. Eu como muito e tento me controlar, mas é muito difícil”, afirmou.

Campanha educativa

Neste mês de agosto, o HGG está promovendo uma campanha de combate ao colesterol. Na última quarta-feira, 12 de agosto, a nutricionista Kamila Silva Barros ministrou a palestra “Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol”. Ela explica a importância da alimentação saudável. “É importante evitar alimentos de origem animal como bacon, carnes gordurosas, aves com pele, entre outros. E optar por alimentos mais saudáveis como leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, peixes, aves sem pele, substituir os alimentos que possuem farinha branca pelos alimentos integrais”, orientou a nutricionista.

A dona de casa Isabel Cristina participou da palestra e deu um depoimento motivador para os outros pacientes. “Eu participo do programa da obesidade do HGG e há cinco anos fiz a cirurgia bariátrica. Pesava 140 kg e hoje peso 82kg. Eu tinha todos os problemas que gordo tem, inclusive colesterol alto. Tive de cortar tudo, refrigerante, doce, suco de caixinha, tudo que faz mal para a saúde”. Além disso, a fisioterapeuta Loriene Monteiro da Silva coordenou uma dinâmica de atividade física para quem aguardava por consulta no Ambulatório.

Já participaram da campanha, a psicóloga Cláudia Cláudia César Ferreira, a nutricionista Kamila Silva Barros, a fisioterapeuta Loriene Monteiro, o cardiologista Antônio Malan e a médica residente em endocrinologia Fabrícia Figueiredo de Medeiros. Finalizando a programação especial, a pneumologista Heicilainy Del Carlos abordará “O perigo do cigarro associado ao colesterol”, na próxima quarta-feira, 26 de agosto.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700