Goiânia, 29 de abril de 2017    




Notícias

(26/08/2015) “Perigo do cigarro associado ao colesterol” encerra programação especial de palestras no HGG

Pneumologista Heicilainy Del Carlos Gondim ministrou palestra nesta quarta-feira, 26 de agosto, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Ela explicou as consequências que o cigarro pode causar no organismo e respondeu perguntas dos pacientes

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quarta-feira, 26 de agosto, a última palestra da programação especial sobre o colesterol. Desta vez, a pneumologista da unidade Heicilainy Del Carlos Gondim ministrou palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) com o tema “Perigo do cigarro associado ao colesterol”. Enquanto aguardavam atendimento, os pacientes puderam tirar dúvidas sobre o assunto.

A especialista explicou que o cigarro causa grandes males para a saúde de quem fuma e também para a saúde dos próprios familiares, que são fumantes passivos. O colesterol compromete o sistema vascular, da mesma forma que o tabaco. “Quem tem colesterol alto precisa se cuidar mais ainda e abandonar definitivamente o cigarro. O cigarro entope as artérias e aumenta os riscos de má circulação e até infarto”.

O motorista Olivandir Rodrigues estava no HGG aguardando uma consulta com o cardiologista. Ele fumou durante 27 anos e conta que adquiriu o hábito com a própria mãe. “Quando eu ainda era criança, a minha mãe acendia o cigarro, fumava e entregava para mim. Eu me livrei deste vício há 35 anos e posso dizer que foi a melhor coisa que eu fiz na vida. Decidi parar de fumar porque já estava com muitos problemas de saúde”.

Ele perguntou para a pneumologista, quais os benefícios para quem para de fumar. “Quando o fumante decide parar de fumar, ele percebe as consequências ao longo do tempo. Por exemplo, a pele fica mais rosada, diminui os riscos de infarto e diminui a tosse que geralmente todo fumante tem”, afirmou Heicilainy.

A dona de casa Rosabete Medeiros de Castro participou durante toda a palestra. Ela contou que está na unidade acompanhando um irmão que fez cirurgia no pulmão há 15 dias. “Meu irmão adquiriu problemas no pulmão graças ao cigarro. Ele é tão teimoso que só parou de fumar quando o médico falou que ele iria morrer. Graças a Deus deu tempo e agora ele está recuperando da cirurgia”.

Rosabete disse que existem muitos fumantes na família dela. “Eu parei há dois anos. Tomei a decisão após minha filha engravidar do segundo filho. Eu combinei com ela de pararmos juntas, mas apenas eu consegui seguir adiante. Ela fuma até hoje. Eu acho muito importante essas palestras para conscientizar as pessoas porque nunca achamos que vai acontecer com a gente”.

Quem também acompanhou a palestra foi o secretário de saúde da cidade de Nova Aurora, José Emídio Neto. Ele estava na unidade para solicitar o retorno de consulta para um amigo e aprovou a iniciativa das palestras no Ambulatório. “Eu como secretário acredito que é muito mais importante e barato para o governo conscientizar a população. Fica mais barato que oferecer remédio. As pessoas precisam de informações para mudar os hábitos, gostei bastante da palestra”


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700