Goiânia, 13 de dezembro de 2017    




Notícias

(02/09/2015) Nutricionista dá dicas de alimentação saudável na abertura do 1º Circuito Saúde do HGG

Valéria Souza orientou os colaboradores que estão participando do programa de reeducação alimentar do HGG, nesta segunda-feira, 31 de agosto

A técnica de enfermagem Alessandra Peixoto da Silva nunca se preocupou com alimentação. Ela afirma que come de forma errada e que não tinha o hábito de praticar exercícios. “Quando soube do programa de reeducação alimentar, fiquei muito feliz. Eu acho que é um incentivo para nós, que cuidamos dos pacientes, e que muitas vezes não cuidamos da nossa saúde. Descuidei a minha vida inteira e engordei bastante. Estou tentando correr atrás do prejuízo, matriculei em uma academia e agora vou receber a supervisão da nutrição”.

Alessandra faz parte do grupo de 66 colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG que está com o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25 e agora está passando por processo de reeducação alimentar. A abertura do programa, denominado 1º Circuito Saúde, aconteceu nesta segunda-feira, 31 de agosto, no Auditório da unidade. Durante três meses os colaboradores contarão com a supervisão da equipe de Nutrição do HGG. A nutricionista Valéria Souza ministrou a palestra de abertura e deu dicas para que os colaboradores sigam a dieta de forma correta.

Ela reafirmou que o programa não é apenas para emagrecer e sim incentivar a reeducação alimentar. “Esqueçam o passado. Esqueçam a dieta que vocês já fizeram e não deram certo. Vamos colocar o propósito de agora pra frente. Vamos conseguir essa vitória. Alimentação saudável reúne vários atributos, deve ser acessível, valorizar a variedade e preparações alimentações tradicionais, deve ser harmônica em quantidade e qualidade e naturalmente colorida”.

Além disso, Valéria orientou os colaboradores sobre a forma de se alimentar corretamente. “Não é indicado ficar muito tempo sem comer. O jejum prolongado no organismo diminui o metabolismo, diminui o raciocínio e concentração, além de afetar o humor. O indicado é fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Além disso, é importante evitar beliscar. É indicado iniciar as refeições com a salada e evitar beber líquidos durante a alimentação”, alertou.

A gerente de desenvolvimento de pessoas do HGG, Eliana Valim também aderiu ao 1º Circuito Saúde e revelou que pretende perder 16 quilos. “Eu sempre gostei de praticar exercícios, principalmente àqueles realizados na água, como hidroginástica. Estou parada há uns dois meses, mas pretendo retomar com a dieta e os exercícios físicos. Meu maior problema é que quando estou ansiosa, como muito doce. Mas agora é preciso manter o foco”.

Todos os colaboradores participantes do programa receberam uma dieta individual, bótons e uma squeeze. O próximo encontro do grupo com a equipe da nutrição acontece no dia 30 de setembro. Todos subirão na balança e receberão orientações nutricionais. Aqueles que não faltarem nenhuma etapa do Circuito Saúde e perderem mais peso e circunferência da cintura em porcentagem serão os vencedores. Haverá premiação para o primeiro e segundo colocado.

Dia do Nutricionista

Nesta segunda-feira, também foi lembrado com o Dia do Nutricionista, quando todos os profissionais receberam um cartão comemorativo. E ainda para celebrar, a equipe de Nutrição preparou um cardápio especial para os colaboradores e pacientes e produziu uma exposição sobre os estudos realizados na área da nutrição no Hospital.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700