Goiânia, 30 de maio de 2017    




Notícias

(02/09/2015) Alzheimer é tema de palestras no HGG

Primeira atividade da campanha “Setembro da Prevenção – Alzheimer” aconteceu nesta quarta-feira, 2 de setembro. Neurologista Ane Dunck abordou sobre a doença e tirou dúvidas da plateia

Com a campanha “Setembro da Prevenção – Alzheimer”, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, a primeira palestra referente ao assunto. A médica neurologista da unidade Ane Dunck ministrou a palestra “O que é o Alzheimer” e tirou dúvidas dos pacientes e familiares que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

O pai da aposentada Maria Madalena Veloso é portador da doença. Ela relatou que é como se ele tivesse voltado para a infância. “O meu pai, com 87 anos, começa a contar uma história e esquece, repete várias vezes o mesmo assunto, já fez xixi na porta de casa, até a fala dele mudou. É como se fosse criança novamente”, disse a aposentada que ficou emocionada ao falar sobre o pai.

A neurologista esclareceu que esses são os sintomas da doença. “A doença de Alzheimer é a mais comum de todas as demências. Normalmente afeta as pessoas com idade acima de 65 anos. A pessoa começa a ficar repetitiva, fica desorientada, não sabe onde está, perde a noção do tempo e do espaço, perde o pudor. Ainda não se sabe as causas dessa doença, e também não tem cura. Mas a medicina auxilia no tratamento, para que o paciente possa levar uma vida melhor”, afirmou.

A doméstica Patrícia Alves da Silva Oliveira também aproveitou para tirar as suas dúvidas. Ela disse que um primo dela, que tem 62 anos, começou a apresentar os sintomas do Alzheimer. Ela conta que ele fica muito pensativo e treme bastante. “É preciso avaliar cada caso. Às vezes a pessoa está com outra doença, como depressão, por exemplo. É necessário que a família leve para um especialista”. Patrícia disse que gostou bastante da palestra e que foi muito esclarecedora. “Só ouvi falar sobre Alzheimer, mas não sabia direito o que é a doença. Gostei bastante da explicação da doutora”, afirmou.

Bastante participativa, a aposentada Maria Madalena Veloso disse que desde que seu pai foi diagnosticado com Alzheimer, ela nunca tinha recebido orientações tão preciosas. “Eu tinha tanta dúvida sobre o assunto e hoje consegui esclarecer todas. Os meus irmãos vivem falando que meu pai está manhoso e não acreditam que a doença dele é séria. Tudo que a médica falou, eu passo com o meu pai. Eu não entendia os motivos que o levavam a ter comportamentos tão estranhos. Agradeço imensamente ao HGG por essa oportunidade e vou voltar para participar das outras palestras”, finalizou.

Campanha

O Dia Mundial do Alzheimer é lembrado em 21 de setembro, e para conscientizar a população da importância deste tema, o HGG promove durante todas as quartas do mês de setembro, a campanha Setembro da Prevenção –Alzheimer. Todas as palestras acontecem no Ambulatório de Medicina Avançada a partir das 7h30 da manhã. Após a explicação do profissional, o público tem a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Confira as próximas atividades:

09/09 - Técnicas para estimular o cérebro – Palestrante: Michele Vaz Rocha (Terapeuta ocupacional)
16/09 – Dieta mediterrânea – pode ajudar a prevenir o Alzheimer? – Palestrante: Kamila da Silva Barros (Nutricionista)
30/09 – Como cuidar dos portadores de Alzheimer – Palestrante: Wagna Barbosa (Enfermeira)


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700