Goiânia, 23 de setembro de 2017    




Notícias

(10/09/2015) Alzheimer: Terapeuta ocupacional do HGG dá dicas para estimular o cérebro

Atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 9 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG. Leitura, palavras-cruzadas, jogo do sete erros, foram algumas das atividades sugeridas pela profissional para estimular o cérebro do portador de Alzheimer

A dona de casa Iraídes de Lima estava no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG na manhã desta quarta-feira, 9 de setembro, acompanhando a mãe, que aguardava por consulta com a geriatra. A idosa é portadora de Alzheimer e faz acompanhamento médico no hospital.

A dona de casa afirma que é necessário muito cuidado e paciência com a mãe. “Eu vivo para cuidar dela, porque ela parece uma criança. Precisa de cuidados constantemente. Conversa como criança, pede alimentos que criança gosta como salgadinhos, doces, chocolates e repete várias vezes a mesma história”.

A empresária Bercholina Maria de Oliveira também passou por situação parecida. Ela estava no HGG para consultar com o neurocirurgião e afirmou a mãe sofreu com a mesma doença. “Percebemos que minha mãe estava doente quando começou a esconder as coisas dentro de casa. Ela falava que estavam roubando dela. Ela teve Alzheimer por cinco anos, até que veio a falecer. Essas palestras são importantes para que as pessoas tenham ideia da gravidade da doença”.

A terapeuta ocupacional do HGG, Michele Vaz Rocha coordenou a atividade no Ambulatório da unidade e mostrou a importância de estimular o cérebro do portador de Alzheimer. “A terapia ocupacional também trabalha com a estimulação cognitiva. Passamos de forma bem simples para as pessoas as técnicas que podem retardar o processo de envelhecimento cerebral. Por exemplo, leitura, palavras-cruzadas, jogo do sete erros”.

A terapeuta explicou que a doença não tem cura, mas que pode ser controlada. “É importante estimular o cérebro até mesmo antes do diagnóstico de doenças. Independente da doença do Alzheimer, o nosso cérebro vai envelhecendo, o que ocasiona demências, sinais da idade mesmo. Essa estimulação serve para qualquer pessoa”, afirmou.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700