Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(10/09/2015) Palestrante internacional lota auditório do HGG

Simpósio “Segurança do paciente no tratamento cirúrgico das deformidades faciais” reuniu profissionais e estudantes e contou com palestra do presidente da Global Smile Foundation

Com auditório lotado de profissionais e estudantes, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quinta-feira, dia 09 de setembro, o Simpósio “Segurança do paciente no tratamento cirúrgico das deformidades faciais” que contou com a palestra do presidente da Global Smile Foundation, Usama Hamdam e dos profissionais que atuam no Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface).

O Simpósio foi iniciado pelo coordenador do Proface, Fernando Almas, que apresentou os casos atendidos no HGG. “Os resultados só são atingidos com o esforço conjunto de uma equipe multiprofissional. Este é um programa que é capaz de recuperar a autoestima de pessoas”, disse. Ele lembrou ainda que a iniciativa foi premiada pela Revista Saúde, da Editora Abril, desbancando instituições de renome no Brasil.

Após, a diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves, explanou sobre os protocolos internacionais de Segurança do Paciente. Como hospital acreditado pela Organização Nacional de Acreditação, o HGG implantou diversas medidas para garantir a segurança dos pacientes. “Apesar de haver uma cultura de punição do erro e assim, a tentativa de escondê-los, temos de identifica-los e propor melhorias para que sejam reduzidos”, disse.

O chefe do Serviço de Fisioterapia do HGG, Kemil Rocha, abordou o trabalho destes profissionais na recuperação dos pacientes do Proface. De acordo com ele, o maior desafio é voltar os movimentos da abertura bucal, além de tratar os edemas e a dor dos que foram submetidos à cirurgia. A fonoaudióloga Vanessa Américo e a psicóloga Fernanda Telles também proferiram palestra.

A palestra de Usama Hamdam, que contou com tradução simultânea, abordou sobre o trabalho da ONG Global Smile Foundation em todo o mundo. A organização está presente em países da América do Sul, África, além dos Estados Unidos e Índia. O professor abordou ainda sobre os critérios de segurança nas cirurgias, que protegem tanto profissionais quanto os pacientes. Destacou também sobre uma técnica para as cirurgias de fissura com anestesia local, permitindo a realização de mais cirurgias em estruturas menores durante as missões.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700