Goiânia, 20 de setembro de 2017    




Notícias

(14/09/2015) Com o tema “Medicina: a arte entre o Humanismo e a Tecnologia”, HGG realiza abertura da JOCHAR

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 10 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) e contou com a presença de médicos, residentes e autoridades da Saúde de Goiás

A abertura da II Jornada Científica do Hospital Alberto Rassi – HGG (JOCHAR/2015) aconteceu na noite desta quinta-feira, 10 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade. Ao som de música clássica, o médico violinista Newton Brenner e a musicista Lígia Wentzel embalaram a abertura do evento.

Estiveram presentes na solenidade, o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Luís Fernando Martins, a integrante da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (COREMU/SES), Maria de Fátima Delfino e o Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS), Nelson Barbosa Bezerra.

O coordenador da Comissão de Residência Médica do HGG, Américo Silvério, explicou que neste ano a JOCHAR terá a participação efetiva dos residentes nas atividades científicas. “Estamos realizando a segunda Jornada e achamos importante essa participação dos residentes, esse treinamento em eventos científicos. Algumas atividades, os residentes que vão ministrar, sempre com a presença de um preceptor, para justamente treinar essa atividade de ensino. Além disso, médicos que são ex-residentes do hospital também participarão para mostrar as atividades que eles tem feito fora, após concluir a residência”.

O Superintendente da SEST/SUS, Nelson Barbosa Bezerra representou a SES e ressaltou investimentos para o ensino médico. “Atividades assim nos deixam muito felizes. Nós da SEST/SUS, nos propomos a tentar estabelecer e desenvolver uma cultura de que o espaço do serviço não é só espaço da assistência, mas da produção científica também. É importante alinhar a assistência ao trabalho da investigação científica. Estamos preocupados também em fazer investimentos nessa área, estamos fazendo a aquisição da UptoDate para as unidades que ainda não tinham o programa, além da aquisição de alguns periódicos importantes para fomentar e difundir o conhecimento”.

O doutor em Reumatologia e preceptor do HGG, Antônio Carlos Ximenes ministrou a palestra tema da Jornada “Medicina: a arte entre o Humanismo e a Tecnologia”, quando contou um pouco da história da medicina. De acordo com ele, o pai da medicina, Hipócrates, já ensinou o quanto o exercício médico deve estar atrelado com os conhecimentos humanísticos. “Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre”, parafraseou o filósofo. Ele lembrou ainda que o Hospital Alberto Rassi tem colocado em prática a humanização por meio das artes, com projetos como Sarau e Arte no HGG. “O Sarau cuida mais do que a penicilina”, disse.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700