Goiânia, 18 de novembro de 2017    




Notícias

(23/09/2015) Dinâmica mostra importância da doação de órgãos

Em comemoração antecipada ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove campanha durante toda a manhã desta quinta-feira, dia 24 de setembro

Poder dar a vida, mesmo depois da morte. Parece algo sobrenatural, mas não é. A doação de órgãos no Brasil cresce timidamente (3% de 2014 para 2015), porém está longe do ideal. Para esclarecer as dúvidas da população sobre o tema e sensibilizar para este ato altruísta, o Hospital Alberto Rassi – HGG, unidade da rede pública de saúde credenciada para a realização transplantes, promove uma dinâmica em seu Ambulatório nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 7h30.

Os membros da Comissão de Transplantes do HGG elaboraram crachás grandes com os desenhos dos órgãos que podem ser doados: coração, rins, córneas, fígado e pulmão. Estes serão colocados nos usuários que entrarem para as consultas no Ambulatório. Ao sair do consultório, deverão repassar ao próximo a ser atendido.

“É uma forma lúdica de mostrar que os órgãos podem ter continuidade em outras pessoas e salvar vidas. A ideia é fazer com que todos reflitam sobre o tema e se acreditarem na ideia avisar a família da escolha”, ressalta o coordenador da Comissão, Alexandre Richter. A dinâmica também ocorrerá durante as consultas do Ambulatório de Transplantes Renais, que iniciam às 16 horas.

Antes da dinâmica, os usuários poderão sanar suas dúvidas durante a palestra sobre os “Mitos e Verdades sobre a Doação de Órgãos”, com o médico Alexandre Richter e com a psicóloga do HGG Telma Noleto, que é especialista na área. Serão distribuídos ainda laços na cor verde, que simbolizam a campanha e materiais informativos e um cartão que a pessoa pode deixar na bolsa ou na carteira, informando sua intenção de doar órgãos.

Para encerrar a campanha, especialmente para os colaboradores, às 10h30, a Central de Transplantes do Estado de Goiás promoverá a discussão do tema a partir do filme “Feitiço do Coração”. A psicóloga Karina Godinho Mendes e a enfermeira Milena Gonçalves Cobianchi mediarão o debate no auditório do HGG. O Hospital, desde o início deste mês, aderiu à Campanha Setembro Verde, iluminando a fachada como forma de chamar a atenção para a importância da doação de órgãos.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700