Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(23/09/2015) Fisioterapeuta do HGG orienta sobre atividades de vida diária do portador de Alzheimer

Palestra foi ministrada por Juliana Medeiros e aconteceu nesta quarta-feira, 23 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA)

Apesar dos 80 anos de idade, o aposentado João Rezende cuida da esposa portadora de Alzheimer. Ele disse que há seis anos a família faz o que pode para dar atenção e cuidados para a idosa. “Temos doze filhos, mas apenas seis moram aqui em Goiânia. Desde que foi diagnosticada, minha esposa precisa de cuidados 24 horas por dia. Ela acaba de comer, e fala que está morrendo de fome, se eu não falar para ela ir ao banheiro, ela faz xixi na roupa”, disse.

O depoimento de João Rezende aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG. A fisioterapeuta Juliana Medeiros ministrou a palestra “Orientações ao cuidador para atividades de vida diária” e perguntou para a plateia se alguém tinha algum caso na família, ou conhecia alguém que sofre com Alzheimer.

A profissional tirou as dúvidas do público e orientou que a família deve ter bastante paciência nestes casos. “É importante manter a capacidade funcional do portador. Como é uma doença que não tem cura, o objetivo é manter a pessoa independente por maior tempo possível. O familiar muitas vezes se sente perdido, não é um paciente fácil de cuidar, é muita repetição, às vezes o familiar vai ficar o dia inteiro falando a mesma coisa, mas é preciso ter paciência”, explicou.

Juliana deu algumas dicas simples e que podem facilitar o dia a dia do cuidador e também da pessoa portadora da doença. “Durante a alimentação é importante que a refeição seja feita em família, no momento do banho, é necessário promover segurança, tomar cuidado com tapete, com piso escorregadio, se for necessário, colocar uma barra de apoio para ele segurar durante o banho, na hora de vestir, deixar que ele escolha a roupa que quer usar. Além da capacidade de decisão, a pessoa com Alzheimer perde a capacidade motora”.

A dona de casa Maria Alice Cardoso dos Santos aguardava por uma consulta com a equipe de reumatologia. Enquanto isso, ela aproveitou para esclarecer algumas dúvidas sobre a doença e disse que iria indicar as palestras para uma amiga, que sofre com a mãe portadora de Alzheimer. “Eu achei a palestra maravilhosa e esclarecedora. Sempre escuto as histórias da minha amiga e vejo que ela sofre muito”. O aposentado João Rezende também agradeceu às explicações. “Só quem passa pelo que estou passando sabe a importância dessas orientações aqui hoje”.

O Dia Mundial de Alzheimer é lembrado em 21 de setembro, mas desde o início do mês o HGG promove uma série de palestras explicando sobre a doença e orientando pacientes e familiares. A última atividade da campanha “Setembro da prevenção –Alzheimer” acontece na quarta-feira, 30 de setembro, às 7h30. A palestra “Como cuidar dos portadores de Alzheimer será ministrada pela enfermeira Wagna Barbosa.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700