Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(23/09/2015) HGG reduz consumo de energia elétrica

Levantamento realizado pela Diretoria Administrativa apontou que 700 lâmpadas que ficavam acesas durante o dia poderiam ser desligadas. Além disso, a unidade reduziu o número de impressões e papéis

O Hospital Alberto Rassi – HGG vem realizando uma série de medidas para reduzir os custos da unidade. No último mês, a Diretoria Administrativa em parceria com a Gerência de Manutenção Predial realizaram um levantamento para a redução do consumo de energia. De acordo com o diretor administrativo, Alessandro Purcino, após percorrer toda a instituição, foi constatado que 700 lâmpadas que geralmente ficavam acesas durante o dia, poderiam ser desligadas.

Assim, as lâmpadas de áreas comuns da unidade foram desligadas neste mês. “Esta meta corresponde a 20% do total de lâmpadas existentes no HGG e visa atender à determinação do Governo do Estado de Goiás de se economizar com as despesas de custeio, incluindo a energia elétrica”, afirmou. Ele explica ainda que as ações para redução de custos fazem parte do Programa de Uso Responsável de Recursos – PURE, instituído na unidade neste ano.

O diretor ressalta que durante a gestão do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) foram realizados vários investimentos em infraestrutura. “Durante os últimos três anos e meio, foram inaugurados seis elevadores, rede estruturada de Tecnologia da Informação, aquisição de computadores, impressoras, duas centrais de ar condicionado, circuito fechado de monitoramento por TV, e vários outros equipamentos que consomem energia. Houve um aumento do consumo, justificado pelo investimento e ampliação também da capacidade de atendimento do hospital”.

Alessandro esclarece ainda que os colaboradores aderiram às medidas e estão contribuindo para o cumprimento da meta. “Percebemos que está se tornando cultural. Os colaboradores começaram a absorver a ideia e agora fazem a parte deles. Mas claro, as lâmpadas foram apagadas apenas em áreas comuns, como corredores. Nas alas de internação, essas medidas não foram tomadas. Em outros locais conseguimos bons resultados, como no Almoxarifado por exemplo, conseguimos apagar 22 lâmpadas que antes ficavam acesas sem necessidade”, afirmou.


Redução de impressões e papéis

Além disso, o HGG apresentou redução no consumo de impressões, e consequentemente, na diminuição de papel. “Com relação ao consumo de papel A4 conseguimos reduzir 63,42% entre maio e agosto deste ano. O volume de impressões, também reduziu 16,98% neste mesmo período. A redução no consumo advém do uso de certificação digital, não sendo necessária a impressão do prontuário para assinatura dos profissionais. Além disso, vários impressos foram incorporados no Prontuário Eletrônico, o que diminuiu bastante”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700