Goiânia, 19 de agosto de 2017    




Notícias

(24/09/2015) Fórum Goiano é criado em 1º Encontro Estadual de Comitês de Ética em Pesquisa

Evento reuniu cerca de 50 membros de comitês no Auditório do Hospital Alberto Rassi – HGG nesta terça-feira, 22 de setembro

Com o objetivo de trocar experiências e discutir assuntos relacionados à área da pesquisa em saúde, o Hospital Alberto Rassi – HGG sediou nesta terça-feira, 22 de setembro, o 1º Encontro Estadual de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). O evento aconteceu no Auditório da unidade e reuniu cerca de 50 pessoas. O dia foi marcado por palestras e troca de experiências entre os treze Comitês do Estado presentes no encontro.

A abertura foi realizada por Marcelo Rabahi, diretor de Ensino e Pesquisa do HGG e por Andréa Spadeto Aires, coordenadora do Comitê de Ética e Pesqusia do HGG. Na ocasião, foi criado o Fórum Goiano de Comitês de Ética em Pesquisa. De acordo com a vice-coordenadora do CEP do HGG, Adriane Espíndola, a votação aconteceu entre os membros dos comitês que estavam presentes no período da tarde. “O processo foi bastante criterioso, perguntamos inclusive se era ou não o momento de criar o Fórum e a maioria aprovou”, explica Adriane.

Agora o Fórum será estruturado para que comece a atuar. “Esse encontro foi um momento que todos os membros de comitês puderam falar das fragilidades e das fortalezas que vivenciam, foi muito produtivo. O próximo encontro acontece no dia 27 de outubro, com horário e local a serem definidos, quando vamos discutir e decidir tanto os aspectos éticos já levantados, quanto a padronização de documentos, aspectos administrativos e legais para que o Fórum comece a atuar”, afirmou.

O médico Antônio Hugo José Fróes ministrou a palestra “Biobanco e Biorrepositório” e afirmou que a troca de experiências é muito importante. “Foi uma discussão muito interessante sobre o uso de material biológico de pacientes em pesquisas na área da saúde. Expliquei sobre a regulamentação que existe no Brasil desde 2011, e falei sobre a experiência que tivemos no hospital que eu trabalho em São Paulo. Agradeço o convite do HGG por poder participar e contribuir com essa discussão”.

Além disso, a psicóloga do HGG Telma Noleto ministrou a palestra “A declaração de Bioética e Direitos Humanos como Instrumento para Reflexões Éticas. A psicóloga é doutora em Bioética e membro do Comitê de Ética do HGG. O período da tarde foi marcado por troca de experiências entre os CEPs e a votação para a criação do Fórum.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700