Goiânia, 28 de abril de 2017    




Notícias

(25/09/2015) Nós Podemos é apresentado em evento voltado para povos tradicionais

Atividade foi promovida nos dias 22 e 23 de setembro pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, e contou também com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)

O Movimento Nós Podemos Goiás participou nos dias 22 e 23 de setembro do evento “Oficina de Mobilização para Implantação do Comitê de Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais em Goiás”, promovido pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. A ação, que aconteceu no Augustus Hotel, em Goiânia, discutiu novas estratégias de fortalecimento da Saúde para povos tradicionais, como negros, ciganos, calungas e indígenas. O movimento Nós Podemos Goiás coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) também apoiou o evento.

De acordo com Hamilton Amorim Rezende, da Coordenação de Promoção da Coordenação de Promoção da Equidade, o evento teve como objetivo a formação do Comitê de Saúde dos Povos Tradicionais. Ele comenta que o intuito da realização do evento foi reunir a rica diversidade de população no Estado de Goiás para discutir avanços na área da Saúde. “Nós temos muito o que aprender com os povos tradicionais. Agora, teremos um desafio longo pela frente que é colocar em práticas todas as propostas que foram apresentadas por eles”, disse.

Durante o evento, a mobilizadora do núcleo Nós Podemos Goiás, Sandra Costa, apresentou os oito Objetivos do Milênio e também o dezessete novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo ela, o evento foi produtivo e a discussão passou pelo viés das causas defendidas pelo movimento. “Foi uma grande oportunidade de divulgação do Nós Podemos. Acredito que o movimento tem muito em comum com as pessoas que estavam ali presentes, e senti que o interesse foi recíproco”, disse.

Para a Analista de Mobilização ODM da região Centro-Oeste, Ana Paula Sabino, o evento teve uma discussão rica, e envolveu diversos setores da sociedade. Ela comenta que três dos oito Objetivos do Milênio se encaixam nas questões da saúde de qualidade. “Estamos em um período de transição para os ODSs também, e acredito que essas populações tradicionais têm muito o que contribuir para a nossa nova pauta. Os indígenas e os quilombolas, por exemplo, tem uma luta bastante interessante de proteção ao Meio Ambiente.”


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700