Goiânia, 20 de julho de 2017    




Notícias

(30/09/2015) Palestras sobre cuidados com os portadores de Alzheimer encerra programação especial no HGG

Enfermeira Wagna Barbosa ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Pacientes e familiares tiraram dúvidas sobre a doença

A enfermeira e gerente da Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi – HGG, Wagna Barbosa, encerrou a programação especial da campanha Setembro da Prevenção – Alzheimer, realizada na unidade todas às quartas-feiras do mês. Com a palestra “Como cuidar dos portadores de Alzheimer”, a enfermeira falou sobre atitudes simples que podem ajudar os cuidadores e os pacientes portadores da doença. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 30 de setembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

O portador da doença, de acordo com a enfermeira, volta a ser criança e os cuidados devem ser redobrados. “É importante lembrar que o Alzheimer não tem cura. É uma demência que causa perda de funções como memória, orientação, atenção, que é causada pela morte de células cerebrais. Quando os nossos filhos são crianças, temos de ensiná-los a pegar no garfo para comer, o horário certo de ir ao banheiro, e com os portadores de Alzheimer não é diferente”.

A dona de casa Dirce Aires da Silva ficou sabendo das palestras no rádio. Na companhia da irmã, Dirce foi até ao HGG para tirar dúvidas sobre a doença. “Eu fiquei muito feliz quando eu soube dessa palestra. Há um ano o meu marido está com esquecimentos frequentes, se isola da família e chora bastante. Fomos ao médico, que pediu um exame, e agora estamos aguardando para fazer. Eu estava tão perdida que eu não sabia nem qual médico tratava essa doença. Sempre tive muitas dúvidas sobre o Alzheimer e hoje eu consegui esclarecer”.

Elaine Ventura também soube da ação através do rádio. Há seis meses a mãe dela foi diagnosticada com Alzheimer e por morar no interior, está com dificuldades no tratamento. “A minha mãe ficou muito eufórica e não para de falar. Como o meu pai já é idoso e eles não tem filhos que moram na cidade deles, o tratamento dela está falho. Ela sempre tomou remédios para depressão e sofre de alguns transtornos. Achei a palestra muito boa, vocês estão de parabéns pela iniciativa”, parabenizou.

Campanha

A Campanha Setembro da Prevenção – Alzheimer contou com palestras de vários profissionais do HGG. A abertura foi realizada pela neurologista Ane Dunck, com o tema “O que é Alzheimer”. Em seguida, a terapeuta ocupacional Michele Vaz ministrou a palestra “Técnicas para estimular o cérebro”. A nutricionista Kamila Silva Barros falou sobre “Dieta mediterrânea: pode ajudar a prevenir o Alzheimer”.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700