Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(02/10/2015) Outubro Rosa movimenta HGG

Abertura da campanha na unidade foi marcada por palestra, distribuição de laços e panfletos informativos. Atividade aconteceu nesta quinta-feira, 1º de outubro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA)

A Campanha de conscientização contra o câncer de mama Outubro Rosa é mundialmente conhecida e realizada por diversas entidades. No Hospital Alberto Rassi – HGG, a ação alusiva ao movimento iniciou nesta quinta-feira, 1º de outubro. Quem aguardava por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada da unidade, teve a oportunidade para tirar dúvidas sobre a doença com um profissional, além de receber panfletos informativos.

O médico patologista da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudio Amorim, que atua na Gerência da Saúde da Mulher, explicou para o público do HGG sobre a importância dos exames de prevenção. “Mulheres acima de 50 anos devem fazer a mamografia pelo menos, uma vez ao ano. Antigamente, o câncer de mama era sentença de morte, hoje, se for descoberto no início, as chances de cura são altíssimas. A mulher só precisa fazer a sua parte”, afirmou.

A farmacêutica Jordana Nunes de Souza estava na unidade acompanhando a avó, em uma consulta com o cardiologista. Ela perguntou ao médico palestrante se a mulher decidir não ter filhos, se as chances são maiores para o desenvolvimento da doença. “Sim”, respondeu o médico. “Isso ocorre devido à ausência de amamentação. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios em sua corrente sanguínea”, afirmou.

Cláudio Amorim expôs os principais fatores de risco para o câncer de mama. “Os principais fatores são histórico familiar, idade, mulheres acima de 40 anos, menstruação precoce e menopausa tardia, reposição hormonal, colesterol alto, obesidade, fumo, vida sedentária. A mensagem é que as boas práticas de saúde previnem qualquer doença, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios. Mas é preciso se cuidar. É preciso que além disso, a mulher faça os exames de prevenção”, afirmou.

A técnica de enfermagem Isaura Maria de Sousa de 56 anos também participou da palestra. Ela disse que há seis meses descobriu um cisto no ovário e que o médico dela indicou reposição hormonal. Isaura afirmou que realiza exames preventivos regularmente. “Faço mamografia todo ano e também já fiz o exame Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero. Se eu não fosse tão assídua no médico, talvez o meu cisto poderia ter evoluído para uma doença mais grave”.

Outubro Rosa

Além da palestra com o médico patologista Cláudio Amorim, os pacientes receberam panfletos informativos. Os colaboradores aderiram ao movimento e vestiram roupas cor de rosa. Além disso, laços símbolos da campanha foram distribuídos. Durante todo o mês, o HGG estará iluminado com a cor do Outubro Rosa.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700