Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(05/10/2015) Circuito Saúde: Colaboradores eliminam peso

Projeto de reeducação alimentar do HGG passou por sua segunda etapa. Participantes pesaram nesta sexta-feira, e em alguns casos houve perda de mais de oito quilos, em apenas um mês

Pesando mais de 100 quilos e com uma vida sedentária, o técnico de enfermagem Marco Aurélio de Oliveira resolveu aderir ao 1º Circuito Saúde, programa de reeducação alimentar para colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG. Ele trabalha na madrugada do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e nos dias em que estava de folga, revelou que tomava até duas garrafas de refrigerante por dia.

As frituras e os doces também eram companhias constantes de Marco Aurélio que já começava a apresentar os problemas decorrentes da obesidade. “Eu tinha muita dor de cabeça e já estava começando a ter pressão alta. Não fazia qualquer tipo de exercício e além de tudo, me alimentava muito mal. Já na primeira semana que eu comecei a reeducação alimentar, percebi a diferença. Nunca mais tive cefaleia e agora estou mais disposto”, afirmou.

O 1º Circuito Saúde do HGG teve início no dia 31 de Agosto, quando 66 colaboradores com o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25, preencheram uma ficha com os principais dados como peso, altura e circunferência abdominal. Na primeira pesagem, Marco Aurélio estava com 102 quilos. Na segunda pesagem, que ocorreu nesta sexta-feira, 2 de outubro, o técnico de enfermagem havia conseguido eliminar mais de 8 quilos.

Ele atribui o sucesso a disciplina e aos novos hábitos alimentares. “Mudei comportamentos e alguns hábitos. Agora eu me exercito pelo menos quatro vezes por semana, fazendo caminhada ou corrida. Inseri no meu cardápio frutas e verduras e eliminei frituras, doces e refrigerantes. Como mais vezes durante o dia, mas em pequenas quantidades. A minha família está me apoiando muito. Tenho um filho que também está um pouco acima do peso, e está seguindo a reeducação alimentar comigo”.

A próxima e última pesagem acontece no dia 30 de outubro. A gerente do serviço de Nutrição do HGG, Valéria Souza afirmou que a média de perda de peso é positiva. “Os colaboradores perderam de um a oito quilos. O mais importante disso tudo são as mudanças dos hábitos alimentares, que é mais importante do que perder peso. Notamos que essas pessoas mudaram a sua rotina, e incorporaram hábitos saudáveis na vida, que é o grande objetivo desse projeto. Não instituímos dieta, mas uma reeducação alimentar com novas condutas que vão proporcionar uma saúde melhor para o nosso colaborador”, afirmou.

O Projeto

O Circuito Saúde é um projeto de reeducação alimentar para colaboradores do HGG. Ao todo, 66 colaboradores com IMC acima de 25 estão recebendo acompanhamento da equipe de nutrição da unidade. Cada um recebeu uma dieta nominal além de orientações nutricionais. O projeto tem duração de dois meses e aqueles que não faltarem a nenhuma etapa do Circuito e perderem mais peso e circunferência da cintura em porcentagem serão os vencedores. Haverá premiação para o primeiro e segundo colocado.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700