Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(06/10/2015) HGG promove atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

Nesta sexta-feira, 9 de outubro, hospital proporciona programação especial para o público com atendimento individual voltados para a prevenção da doença. Público contará com serviços como aferição de pressão arterial, medição da taxa de glicemia, além de atividades com a equipe multidisciplinar

Uma pesquisa divulgada em março deste ano, pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, apontou que mais de 16% da população de Goiás está acima do peso. O problema é considerado como um dos grandes desafios da Saúde Pública no Brasil. O dia 11 de outubro é lembrado como o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade e em alusão à data, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove neste mês uma série de atividades para conscientizar a importância de prevenir e combater o problema.

Nesta sexta-feira, 9 de outubro, a partir das 9 horas da manhã, a população receberá orientações voltadas para a prevenção da doença. A ação acontece na área externa do Hospital e será aberta ao público. As atividades começam com o circuito de treinamento funcional com a equipe de fisioterapia. Será montado um esquema de atendimento, de modo que os participantes tenham acesso a orientações de todas as áreas envolvidas na prevenção da obesidade.

Depois de fazer cadastro junto ao serviço de assistência social, eles passarão pela equipe de enfermagem, onde poderão medir a altura, o peso, a circunferência abdominal e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicemia, para prevenção também de diabetes. Eles passarão também pelas equipes de nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Haverá ainda distribuição de folhetos com informações e orientações para os participantes.

Palestras
Além do evento aberto para o público no dia 09, a o HGG promoverá uma série de palestras para os usuários do Ambulatório. As duas primeiras acontecem já nesta quarta-feira, 7 de outubro, às 7 horas. A psicóloga Cláudia Cezar Ferreira falará sobre o tema “Controlando a mente para não abusar dos alimentos”. Já a nutricionista da unidade Pauliene Christielly ministra a palestra “Quebrando mitos sobres às dietas”.

No dia 14 de outubro, a fonoaudióloga Cristiane de Cássia Caldas Antunes ministra a palestra “A importância da boa mastigação no processo de perda peso”. Na semana seguinte é a vez da fisioterapeuta Loriene Monteiro explicar sobre “Orientações de exercícios auxiliares à perda de peso”. Encerrando as atividades, o médico cirurgião bariátrico Juarez Távora abordará o tema “Cirurgia bariátrica, a última opção de tratamento”.

Os profissionais que ministrarão as atividades fazem parte do Programa de Cirurgia e Controle da Obesidade (PCCO) do HGG, que é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700