Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(08/10/2015) Nutricionista e psicóloga do HGG esclarecem dúvidas sobre obesidade

Profissionais abriram programação especial da unidade nesta quarta-feira, 7 de outubro. Com os temas “Controlando a mente para não abusar dos alimentos” e “Quebrando mitos sobre dietas”, profissionais tiraram dúvidas dos pacientes

Estar acima do peso é um incômodo para muita gente. Para eliminar aqueles quilinhos indesejados, muitos optam por dietas malucas, como dieta da lua, dieta do tipo sanguíneo, dieta da proteína. Outros já não conseguem trabalhar o lado psicológico e comem além do necessário. Na manhã desta quarta-feira, 7 de outubro, profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Alberto Rassi – HGG ministraram palestras e tiraram dúvidas dos pacientes que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

A nutricionista Pauliene Christielly ministrou a palestra “Quebrando mitos sobre as dietas”. A profissional afirmou que as “dietas da moda” não são eficazes e que para emagrecer com saúde é necessário passar por uma reeducação alimentar. “Qualquer dieta que você for seguir, ela vai te emagrecer por um tempo, mas depois você volta a engordar. Para emagrecer com saúde, é necessário que se faça uma reeducação alimentar”, afirmou.

Com o tema “Controlando a mente para não abusar dos alimentos”, a psicóloga Magda El Zein Falluh explicou que em situações de estresse, a tendência é que a pessoa tenha atitudes extremas, inclusive comer muito. “Diante das nossas situações de dificuldades e problemas, é necessário tentar manter o equilíbrio e pensar, diante daquilo, qual a alternativa que eu tenho. Exercitar a mente resulta em mais saúde e harmonia para a nossa vida”, disse.

O comerciante Norberto Batista está no Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do HGG há cinco anos. Ele conta que sempre lutou contra a balança, mas que há quinze anos descontrolou e ficou superobeso. Norberto fez o tratamento e há 48 dias realizou a cirurgia. “Essas palestras são muito importantes para que as pessoas não cheguem ao ponto que eu cheguei. Já havia tentado todo tipo de dieta, mas sempre emagrecia e um tempo depois voltava a engordar”, afirmou.

A dona de casa Daniele Vieira Martins é de Bom Jesus de Goiás. Ela também faz parte do PCCO e também passou por cirurgia bariátrica. “Estou no programa da obesidade há três anos e há dois meses passei pela cirurgia. Já emagreci 19 quilos e estou muito satisfeita. Eu achei bem legal as palestras, é uma forma de se informar enquanto aguarda consulta”.

Programação especial

O dia 11 de outubro é lembrado com o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Em comemoração a data, o HGG está promovendo uma série de ações para os pacientes e familiares do hospital e também para o público externo. Nesta sexta-feira, 9 de outubro, a partir das 9 horas da manhã, a população receberá orientações voltadas para a prevenção da doença. A ação acontece na área externa do Hospital e será aberta ao público.

Dando continuidade na programação, na próxima quarta-feira, 14 de outubro, a fonoaudióloga Cristiane de Cássia Caldas Antunes ministra a palestra “A importância da boa mastigação no processo de perda peso”. Na semana seguinte é a vez da fisioterapeuta Loriene Monteiro explicar sobre “Orientações de exercícios auxiliares à perda de peso”. Encerrando as atividades, dia 28 de outubro, o médico cirurgião bariátrico Juarez Távora abordará o tema “Cirurgia bariátrica, a última opção de tratamento”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700