Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(13/10/2015) 370 pessoas comparecem a evento de prevenção da obesidade no HGG

Atividade aconteceu nesta sexta-feira, 9 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade e reuniu pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do HGG e público externo

Cerca de 370 pessoas passaram pela atividade promovida pelo Hospital Alberto Rassi – HGG nesta sexta-feira, 9 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A unidade ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de orientações sobre o problema. Uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, atenderam a pacientes e público externo até às 16 horas no estacionamento da unidade.

A confeiteira Irani de Fátima Faleiros chegou cedo para a ação. Ela faz parte do Programa de Cirurgia e Controle da Obesidade (PCCO) do HGG e aproveitou para tirar algumas dúvidas. “Eu acho que esses eventos são muito importantes para conscientizar a população. Hoje eu recebi muitas orientações importantes. Fiz os testes e descobri que minha glicemia está alta, e agora preciso me cuidar ainda mais”. Irani está no PCCO desde 2011 e afirmou que passará por cirurgia bariátrica ainda este ano. “É meu sonho! Estou ansiosa e se Deus quiser, vai dar certo”.

O aposentado Epaminondas Silva Campos ficou sabendo do evento através da televisão. Ele mora ao lado do hospital e aproveitou para conferir se a saúde está em dias. “Fiz todos os testes e estou satisfeito. Apesar de estar idoso, não tenho nenhum problema de saúde. Adorei o atendimento, todo mundo muito simpático e receptivo”.

A nutricionista do HGG, Suzana Franco afirmou que a obesidade está associada a diversos fatores. “As pessoas estão comendo cada vez menos em casa, e estão optando por alimentos industrializados, ricos em sódio e açúcar. Toda essa alimentação errada aliada ao sedentarismo faz com os índices de obesidade no Brasil aumentem cada dia mais”. Ela defende ainda que é necessário investir em campanhas preventivas para que a população conscientize da gravidade do problema.

Prevenção
Durante todo este mês, o Hospital promove ainda uma série de palestras para os usuários do Ambulatório. No dia 14 de outubro, a fonoaudióloga Cristiane de Cássia Caldas Antunes ministra a palestra “A importância da boa mastigação no processo de perda peso”. Na semana seguinte é a vez da fisioterapeuta Loriene Monteiro explicar sobre “Orientações de exercícios auxiliares à perda de peso”.

Encerrando as atividades, o médico cirurgião bariátrico Juarez Távora abordará o tema “Cirurgia bariátrica, a última opção de tratamento”. Os profissionais que ministrarão as atividades fazem parte do Programa de Cirurgia e Controle da Obesidade (PCCO) do HGG, que é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700