Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(26/10/2015) HGG lança projeto de literatura para pacientes

Iniciativa, que será chamada de “Dose de Letras”, fará empréstimos de livros pacientes em tratamento no Hospital Alberto Rassi – HGG. Projeto será acompanhado pelo Serviço de Terapia Ocupacional e acontecerá de segunda a sexta-feira

Com o objetivo de incentivar a leitura e minimizar e/ou prevenir efeitos e sintomas negativos da hospitalização, o Hospital Alberto Rassi – HGG lança nesta terça-feira, dia 27 de outubro, o projeto “Dose de Letras”. A iniciativa inédita em Goiás fornecerá livros para os pacientes em tratamento na unidade de saúde. A ação será realizada de segunda a sexta-feira entre às 14 horas e 16 horas, quando a biblioteca ambulante visitará as enfermarias e o Centro de Terapia Intensiva – CTI.

A ideia do projeto veio da equipe multiprofissional do Projeto Terapêutico Singular - PTS e da diretoria de enfermagem, explica a diretora de Serviços Multidisciplinares, Rogéria Cassiano. "É um projeto que contribui terapeuticamente para minimizar os sentimentos de isolamento, agitação, medo e angústia, decorrentes dos longos períodos de internação, e que fragilizam o paciente física e emocionalmente", pontua. E para a segurança dos pacientes todas as etapas da iniciativa foram discutidas também com a Comissão Controle a Infecção Hospitalar (CCIH). “Os livros foram todos encapados e serão higienizados quando forem devolvidos ao acervo. Para os pacientes que estiverem em precaução de contato, serão disponibilizados somente revistas e gibis, que serão descartados posteriormente”, completa Rogéria.

As obras literárias de diversos gêneros - crônicas, romances, ficção, dirigidas ao público infantil e adulto, são provindas de doação, sendo a primeira remessa de livros recebida da Biblioteca Pio Vargas. O acervo é composto atualmente por 270 itens, entre livros, gibis e revistas. Para que o acesso seja democrático, nas segundas, quartas e sextas-feiras, os pacientes em tratamento na Clínica Médica e Diálise serão beneficiados com o projeto, e nas terças e quintas-feiras, será a vez dos pacientes da Clínica Cirúrgica e Centro de Terapia Intensiva – CTI. “A distribuição dos livros e o acompanhamento do projeto será do Serviço de Terapia Ocupacional, mas claro que vamos contar também com o apoio de toda a equipe multiprofissional do hospital”, ressalta a diretora Rogéria.

Para a terapeuta ocupacional, Michel Vaz, a leitura proporcionará incontáveis benefícios para os pacientes e cuidadores da unidade hospitalar. Ela esclarece que a leitura, mesmo para pessoas que não estão hospitalizadas, melhora as relações interpessoais, vocabulário, proporcionando também benefícios culturais e mais conhecimento. “O projeto se encaixa muito bem no perfil dos pacientes do HGG, que são de longa permanência. Na minha vida profissional, eu ainda não tinha conhecimento de um projeto assim. Nós esperamos proporcionar aos pacientes mais espontaneidade, motivação pessoal, interação social, tirar a ociosidade, melhorar os aspectos cognitivos, além de incentivar a leitura também”, completou Michele.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700