Goiânia, 25 de junho de 2017    




Notícias

(27/10/2015) HGG recebe visita de representantes do Projeto Transexualismo (TX)

Objetivo foi pleitear que o HGG realize o tratamento para mudança de sexo. Reunião ocorreu na tarde de quinta-feira, 22 de outubro

O Hospital Alberto Rassi – HGG recebeu na tarde desta quinta-feira, 22 de outubro, a visita de representantes do Projeto Transexualismo (TX), desenvolvido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). A reunião com a diretoria da unidade teve o objetivo de pleitear que o HGG ofereça assistência médica e cirúrgica às pessoas portadoras de disforia de gênero, popularmente conhecida como transexuais e torne-se mais um centro de referência para a cirurgia de redesignação de gênero.

Bianca Lopes, uma das integrantes do projeto, ressaltou a importância da assistência médica e cirúrgica dos transexuais, que necessitam de atendimento nas áreas de psicologia, endocrinologia, ginecologia, entre outros. “Lembrando que são cidadãos às vezes esquecidos pelo poder público e marginalizados pela sociedade, e nem sempre tem acesso a saúde pública como lhe é direito”.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora da unidade, já desenvolve políticas de inclusão nesse sentido no HGG. “Deixamos claro que o HGG já se preocupa com a inclusão social, em todos os aspectos. Explicamos também que atualmente o nosso sistema de informática já utiliza o nome social e promove as internações em espaço adequado conforme a orientação sexual".

Projeto

O Hospital das Clínicas da UFG desenvolve há 16 anos o Projeto Transexualismo (TX) que atende mulheres e homens transexuais, intrasexuais e travestis e já realizou cerca de 70 cirurgias genitais. O projeto do Hospital das Clínicas da UFG (HC), um dos quatro a realizar o procedimento no país, se tornou referência nacional e internacional na área. No entanto, a fila de espera, que conta com mais de 200 pacientes, está parada há dois anos e meio.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700