Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(29/10/2015) Palestra sobre cirurgia bariátrica encerra programação especial sobre obesidade no HGG

Cirurgião bariátrico Juarez Távora explicou que a cirurgia é a última opção para o tratamento contra a obesidade. Palestra aconteceu nesta quarta-feira, 28 de outubro, no Ambulatório de Medicina Avançada do HGG

Com o tema “Cirurgia bariátrica – a última opção de tratamento”, o Hospital Alberto Rassi – HGG encerrou nesta quarta-feira, 28 de outubro, a programação especial da campanha “Outubro da Prevenção – Obesidade”. O cirurgião bariátrico Juarez Távora, que atua no Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do HGG, abordou sobre o tema no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Os pacientes que aguardavam por consulta, puderam tirar todas as dúvidas sobre o tratamento.

A aposentada Hipólita Conceição está no PCCO há dois anos. Por sofrer com problemas nas pernas, ela não consegue praticar nenhuma atividade física. “Eu tenho muita dificuldade para emagrecer. Quando entrei para o programa, tive uma consulta com a nutricionista, que me passou uma dieta. Eu consegui emagrecer, mas depois engordei de novo. Estou muito ansiosa porque não sei quando vou operar”, perguntou.

O cirurgião bariátrico esclareceu que o paciente precisa de tempo para ser operado. “Não existe cirurgia da obesidade de urgência. O tratamento pré-operatório com a equipe multiprofissional é tão importante quanto a cirurgia, que é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40. Mas é importante ressaltar que mesmo após o procedimento, o paciente deve ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios. A cirurgia não é o fim”, explicou.

Além disso, Juarez explicou que após a cirurgia, o paciente não se desliga do hospital. “Após o procedimento, o paciente continua fazendo o acompanhamento aqui no HGG. No primeiro ano, a pessoa pode perder até 50% do excesso de peso. Após esse período, vai perdendo peso em menor quantidade. Após os cinco anos, o organismo do individuo já se adaptou às condições da cirurgia e nesse momento é muito importante que pessoa tenha uma alimentação saudável para que não volte a engordar novamente”.

“Outubro da Prevenção”

Durante o mês de outubro, o HGG promoveu uma série de atividades para celebrar o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. No dia 7, a psicóloga Magda El Zein Falluh ministrou a palestra “Controlando a mente para não abusar dos alimentos” e a nutricionista Pauliene Christielly abordou sobre “Quebrando mitos sobre as dietas”. No dia 11 de outubro, o hospital ofereceu serviços para a população como aferição de pressão, orientações com nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogos, entre outros.

No dia 14 de outubro, a fonoaudióloga Cristiane Caldas Antunes falou sobre a “A importância da boa mastigação no processo de perda peso”. A fisioterapeuta Loriene Monteiro ministrou a palestra “Orientações de exercícios auxiliares à perda de peso”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700