Goiânia, 19 de agosto de 2017    




Notícias

(09/11/2015) HGG realiza captação e transplante entre pacientes vivos

Procedimentos acontecem nesta terça-feira, 10 de novembro, a partir das 7 horas da manhã e contarão com o apoio da Central de Transplantes de Goiás. Jaime Medonça Vera receberá o rim da própria irmã

O Hospital Alberto Rassi – HGG realizará nesta terça-feira, 10 de novembro, a partir das 7 horas, a captação e transplante renal entre pacientes vivos. Os procedimentos contarão com a parceria da Central de Transplantes de Goiás e a previsão é que durem seis horas. O HGG é habilitado pelo Ministério da Saúde para este tipo de procedimento, e será a primeira vez que realiza um transplante renal intervivo.

Este vai ser o primeiro transplante renal intervivo de três planejados para até o final de 2015. Com 40 anos de idade e há mais de um ano fazendo hemodiálise, o receptor do rim é o lanterneiro Jaime Medonça Vera. Três vezes por semana, Jaime sai de Trindade e vem a Goiânia para passar pelo procedimento. Amanhã ele receberá o rim da sua irmã, Iraci Medonça Vera, 36 anos. Ele conta que adquiriu insuficiência renal após tomar vários medicamentos que comprometeram o funcionamento dos rins. “Meu sonho é sair da hemodiálise e ter uma vida normal”.

Desde que começou a fazer hemodiálise, Jaime não consegue trabalhar e vive para cuidar da saúde. “Chego em casa muito fraco e não consigo fazer minhas atividades. Quando soube que minha irmã era compatível, fiquei muito feliz e agora estou ansioso pelo transplante”, comemora. Os irmãos serão internados na tarde desta segunda-feira, 9 de novembro.

Pelo menos seis médicos do HGG e da equipe de captação da Central de Transplantes, incluindo nefrologistas, urologistas e anestesiologistas participarão das cirurgias. O nefrologista do HGG, Júlio César Soares Barreto, explica que os irmãos estão sendo preparados para o transplante há quase um ano. “Os dois passaram por uma série de exames e consultas para que pudessem estar aptos para o procedimento. Passaram por exames que detectam o funcionamento do rim, de coração, sangue, fígado, além de consultas com oftalmologista, psicólogo e até ginecologista”, afirmou.

Novos transplantes

O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, anuncia que estão previstos mais dois transplantes renais vindos de doadores vivos ainda neste ano. “Estamos planejando que após a alta do transplantado já aconteça a internação do próximo paciente. O Hospital está preparado, juntamente com a Central de Transplantes, para que estes pacientes comecem 2016 já com uma nova vida”, explica.


O QUÊ: Captação e transplante de órgão em pacientes vivos
QUANDO: Amanhã, 10 de novembro
LOCAL: Hospital Alberto Rassi - HGG


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700