Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(10/11/2015) Com o tema “Orientação que gera segurança”, colaboradores participam da SIPAT do HGG

Atividades aconteceram entre 3 e 6 de novembro e envolveu colaboradores da unidade. Palestras, vídeos e até um aulão de ergonomia foram realizados na unidade

A 10ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho do Hospital Alberto Rassi – HGG aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro e envolveu colaboradores da unidade. As atividades foram promovidas pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – Cipa do HGG, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino realizou a abertura da Sipat, na terça-feira, 3 de novembro e abordou sobre a importância do evento dentro de uma unidade de saúde. “O nosso objetivo é minimizar todos os riscos de acidentes nos ambientes de trabalho. A gente sabe o quanto um acidente desta natureza repercute na vida do cidadão, quando ele deixa de trabalhar, fica acamado em casa, entre outros transtornos”.

O diretor lembrou ainda alguns investimentos que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) realizou desde que assumiu a gestão do hospital. “O Idtech investiu na estruturação física do HGG. Temos as rampas, que antes não tinham piso antiderrapante, não tinham a altura adequada, não tinham corrimão, em alguns lugares não tinham faixas antiderrapantes, não existia a sinalização para rotas de fuga para emergências”, explicou.

Em seguida, a fisioterapeuta do SESC, Luana de Almeida ministrou palestra para os colaboradores sobre ergonomia e a importância de conhecer e movimentar o próprio corpo. “O nosso cotidiano é tão corrido que não percebemos dores na cabeça, na coluna. O nosso corpo dá alguns sinais como inflamação nos tendões, fraqueza no punho, dormência. Tudo isso é sinal de que algo não vai bem. A mensagem que eu quero deixar para vocês é que vocês merecem ter qualidade de vida”, alertou.

Para tratar do assunto de forma divertida, a atriz do SESC Renata Vieira interpretou a personagem maranhense Dorotéia, que alertou os colaboradores sobre má postura e mostrou a importância de administrar o tempo. Na quarta-feira, 4 de novembro, os colaboradores assistiram palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis e aids, além de uma apresentação teatral que complementou o tema.

No mesmo dia, uma blitz foi realizada na unidade para alertar os colaboradores da importância de seguir a Norma Regulamentadora nº 32 (NR nº 32), de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde que previne a infecção hospitalar e diminui os riscos para os pacientes. Os profissionais foram convidados a colocar objetos como óculos, celulares, canetas, dentro da caixa que detecta sujidades através de uma luz negra.

A residente de fonoaudiologia Vitória Nascimento colocou o estetoscópio e o óculos dentro da caixa e ficou surpresa com o resultado. “Eu já tinha passado pela experiência de colocar as mãos dentro desta caixa, mas confesso que assustei quando coloquei os objetos. É muito importante esse feedback visual. Eu sempre limpo o meu óculos e o estetoscópio todos os dias, mas como a gente percebe, todo cuidado é pouco”, afirmou.

A coordenadora da Comissão da NR-32 do HGG, Wagna Teixeira, acompanhou a blitz e alertou os colegas sobre a importância da higienização tanto das mãos quanto dos objetos. “Temos feito essas ações rotineiramente dentro da instituição. Não é fácil conscientizar as pessoas e mudar a cultura, às vezes é muito difícil para a mulher tirar o brinco, a corrente, a aliança. Essa norma é para a segurança do próprio colaborador. Estamos aqui no hospital cuidando de quem está doente e podemos ser afetados seriamente se não tivermos os devidos cuidados”.

Na quinta-feira, 5 de novembro, cerca de 30 colaboradores ocuparam o estacionamento da unidade e participaram do aulão de ginástica laboral, ministrado pela fisioterapeuta Luana de Almeida. A recepcionista Valéria de Fátima Gomes Mesquita participou da atividade e aprovou a iniciativa. “Eu gostei demais, acho muito importante a prática de exercícios físicos, além de ter sido uma experiência divertida”.

Além disso, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) ministrou palestra para os colaboradores do HGG sobre direção defensiva. No último dia de atividades , 6 de novembro, foram ministradas palestras sobre o drogas lícitas e ilícitas, além de uma exposição sobre acidentes com material biológico, e exibição de vídeos sobre o tema. A gerente do SESMT, Simone Spinar avalia que a semana foi produtiva. “A adesão foi muito boa, tivemos uma média de 30 colaboradores em cada um dos eventos. Acredito que como todos os assuntos foram relacionados ao dia a dia do colaborador, eles gostaram e participaram bastante”, finalizou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700