Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(11/11/2015) Prevenção e tratamento contra o diabetes é tema de palestra no HGG

Endocrinologista Judith Vaz Netto Faria esclareceu as dúvidas dos pacientes nesta quarta-feira, 11 de novembro. Ação faz parte da campanha “Novembro Azul” que alerta sobre o diabetes e a importância do homem cuidar da saúde

O diabetes é uma das doenças mais comuns da atualidade. Segundo a endocrinologista do Hospital Alberto Rassi – HGG, Judith Vaz Netto Faria, é uma doença extremamente prevalente e pode ser considerada uma epidemia. “Apenas no Brasil são mais de três milhões de pessoas diabéticas. Acreditamos que esse número pode ser ainda maior, devido às pessoas não terem o hábito de ir ao médico regularmente, além de se alimentarem de forma inadequada e manterem um estilo de vida sedentário”.

Na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, a endocrinologista esteve no Ambulatório de Medicina Avançada do HGG, esclarecendo dúvidas dos pacientes que aguardavam por consulta. Durante este mês, o hospital aderiu à campanha “Novembro Azul” e está promovendo uma série de atividades sobre a prevenção e tratamento do diabetes e a importância dos homens cuidarem da saúde e prevenirem doenças como câncer de próstata.

O comerciante Francisco Deusino Rogério se orgulha ao falar do estilo de vida que leva. “Eu tenho 65 anos e não como essas besteiras de hoje em dia. Não tomo refrigerante, não como doce e também não gosto de arroz. Gosto de comer salada, feijão e ovo caipira”, afirmou. Francisco aprova as ações educativas no hospital. “As pessoas estão ficando doentes, e é muito importante que eles acordem e cuidem da saúde o quanto antes. Graças a Deus eu não tenho diabetes”.

A aposentada Maria das Graças Avelar também aproveitou a palestra para tirar algumas dúvidas. Ela não tem diabetes, porém sofre com colesterol alto, problemas no coração e osteoporose. “Não podemos descuidar da saúde. Eu tenho um cunhado que tem diabetes e as vezes ele passa por crises com vontade de comer doce. A minha irmã sofre muito com ele. Achei a palestra muito interessante”.

Judith explicou que o ideal é evitar o diabetes, caso não seja possível, ela explicou que a doença tem controle. “Os fatores de risco para o diabetes são parentes com a doença, alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado. Alguns sintomas do diabetes são urina em excesso, muita sede, muita fome, cansaço, perda de peso, visão embaçada, coceira vaginal, infecções urinárias. Para saber se você tem o diabetes, é só fazer os exames laboratoriais”.

O tratamento, de acordo com a médica, pode ser com dieta, exercícios, medicamentos, controle do colesterol e pressão arterial, além do combate ao fumo. “É preciso ir ao médico regularmente, realizar os exames e consultar com oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Além disso, é necessário que os diabéticos tenham cuidado com os pés. Como esses membros perdem a sensibilidade, qualquer lesão pode levar a amputação”, afirmou.


Novembro Azul

Nesta segunda quinzena do mês, o assunto é saúde do homem. No dia 18 de novembro, o tema da palestra será “Câncer de próstata, o que é e como prevenir”, que será ministrada pelo urologista Théo Rodrigues. Fechando a programação especial, no dia 25 de novembro o urologista Paulo Tadeu Machado abordará o tema “Como preservar a saúde sexual do homem”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700