Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(23/11/2015) Alunos conhecem rotina de médicos do HGG

Hospital Alberto Rassi – HGG participou nesta quinta-feira, 19 de novembro, do projeto “Empresário Sombra por um dia” que proporciona a estudantes do ensino médio conhecer o dia a dia de um profissional

Onze estudantes de Goiânia que estudam no ensino médio passaram pela experiência de conhecer a rotina de um hospital público e a atuação do médico neste cenário. Nesta quinta-feira, 19 de novembro, o Hospital Alberto Rassi – HGG foi parceiro no projeto “Empresário Sombra por um dia” da associação educativa Junior Achievement, que proporciona aos alunos a oportunidade de conviver com um profissional, na área de seu interesse.

Os alunos foram recebidos pela enfermeira da Educação Continuada, Fabrícia Cândida que passou orientações dos cuidados que eles deveriam tomar durante a visita, além de instruções da Norma Regulamentadora (NR-32), que preconiza a segurança e a saúde de quem circula em hospitais. Entre as orientações estão não tocar nos pacientes e não utilizar adornos. Os estudantes também fizeram o teste de higienização das mãos.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Franco, recepcionou o grupo de alunos e conversou um pouco sobre a profissão. “Tanto na medicina quanto em qualquer outra profissão é necessário ter disciplina. Esse é o grande diferencial. Hoje aprender é uma decisão de foro íntimo. O acesso às informações está bastante facilitado, pela informática, pelas escolas, pelos livros”, afirmou.

Em seguida, os estudantes foram para a prática. Na companhia do gerente do Centro Cirúrgico do HGG, Alexandre Richter, eles conheceram a rotina do Centro de Terapia Intensiva e do Centro Cirúrgico da unidade. Larissa Aquino cursa o ensino médio no Colégio Prevest, em Goiânia. Ela disse que o sonho dela é se tornar uma médica intensivista e que a visita reforçou ainda mais esse desejo.

“Essa visita está servindo de inspiração pra mim e pra todo mundo também, é uma experiência única. Eu acho que todos os alunos do ensino médio deveriam passar por essa experiência. Nós estamos na escola e aprendemos as matérias como biologia, ciências, mas a gente não tem noção do que é estar no papel do médico todos os dias, exercendo a profissão diariamente. Apesar de ser muito triste a situação de cada paciente que está no CTI, tenho certeza que é isso que eu quero fazer”, afirmou.

Uerique Júnior Gusmão está no segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Senador Onofre Quinan. Ele conta que já vem se preparando para prestar o vestibular ano que vem e também já sabe em qual área da medicina quer se especializar. “O corpo humano é sensacional, mas o cérebro me encanta bastante. Quero me especializar na área de neurocirurgia. Eu gostei bastante da experiência e com certeza a área que eu mais gostei foi o Centro Cirúrgico”.

Alexandre Richter acompanhou os futuros médicos e mostrou como funciona uma unidade hospitalar. Ele afirma que a experiência foi bastante proveitosa. “Visitamos todos os setores do hospital e tivemos a experiência de mostrar a prática médica para os alunos. Eu senti que eles gostaram bastante e foram tirando as dúvidas no decorrer da visita. Esse projeto é muito legal e esperamos ter contribuído com estes alunos”.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700