Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(25/11/2015) Pacientes do HGG participam de ação de incentivo a leitura

Nesta terça-feira, 24 de fevereiro, pacientes e colaboradores do HGG “compraram” livros de uma forma diferente. Núcleo de Ex-Achievers (NEXA) da associação educativa Júnior Achievement levou o projeto “1010 maneiras de comprar um livro sem dinheiro” para os corredores da unidade

Já pensou em comprar um livro sem dinheiro? Os pacientes e colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG passaram por essa experiência na tarde desta terça-feira, 24 de novembro. Membros do Núcleo de Ex-Achievers (NEXA) da associação educativa Júnior Achievement levaram o projeto “1010 maneiras de comprar um livro sem dinheiro” para o ambiente hospitalar e divertiram o público que participou da atividade.

Cada livro tinha um preço, ou melhor, uma prenda. Para ficar com o presente, era preciso pagar. A proposta da ação é incentivar a leitura e promover o consumo consciente. O carrinho do projeto de leitura do HGG, “Dose de letras” foi utilizado nesta atividade. Marcos Saraiva é corretor de imóveis e está no HGG há cinco dias para tratamento de embolia pulmonar. Quando soube da “venda” de livros, ele disse que não tinha dinheiro e não poderia comprar.

Na primeira página, o preço do livro: cantar uma música que falasse sobre o Brasil. Marcos não perdeu tempo e cantou o Hino Nacional Brasileiro. Os membros do projeto e as enfermeiras do hospital entraram na brincadeira e cantaram juntos. “Esse livro foi muito barato”, brincou. “Eu achei esse projeto muito bom. Tudo que vem para alegrar faz bem. Escolhi um livro de história e agora vou ter o que fazer aqui durante o período de internação”.

A estagiária Maisa Acioly também participou da atividade. Ela escolheu um clássico da literatura britânica, Sherlock Holmes, e aprovou a iniciativa. “Eu achei a ideia muito bacana e a forma como eles vendem os livros é muito divertida. Pensei que teria de parcelar o livro em dez vezes, mas foi mais fácil viu?”, brincou. A prenda dela foi falar sobre a importância da natureza para humanidade.

Em uma das enfermarias mais animadas, os alunos encontraram a paciente Amanda Ecione. A jovem está unidade há treze dias para tratamento de lúpus e entrou na brincadeira. A prenda era dançar uma música e ela escolheu “Show das Poderosas”, da cantora Anitta. Ela convocou todos os membros do NEXA que fizeram “caras e bocas” com a música. “Foi muito legal, hoje eu estava desanimada, sem graça e eles apareceram para animar meu dia. Escolhi um livro de contos porque é um estilo que gosto bastante”, afirmou.

A associação arrecadou cerca de 150 livros através de doações de empresas parceiras e membros da comunidade. As obras que restaram foram doadas para o acervo do hospital, que atualmente desenvolve o projeto “Dose de letras” que tem o objetivo de minimizar ou prevenir efeitos e sintomas negativos da hospitalização. Essa foi a primeira edição do projeto “1010 maneiras de comprar um livro sem dinheiro” em um hospital.

“Geralmente nós fazemos esta ação em parques e hoje aqui no hospital foi diferente. No começo estávamos meio receosos, mas depois os pacientes entraram na brincadeira e foi bem divertido. É muito legal saber que a gente está plantando uma semente do bem e saber que pelo menos por um momento nós fizemos o bem para estas pessoas”, afirmou Stéfany de Oliveira, membro do NEXA.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700