Goiânia, 28 de julho de 2017    




Notícias

(26/11/2015) Jornadas científicas simultâneas do HGG reúnem profissionais da saúde

Nos dias 24 e 25 de novembro, mais de 100 profissionais compareceram ao HGG para a II Jornada de Cuidados Paliativos e a I Jornada Científica Multiprofissional do Hospital Alberto Rassi – HGG, que aconteceram simultaneamente

Com o objetivo de realçar a importância do trabalho multiprofissional na integralidade da assistência à saúde, a II Jornada de Cuidados Paliativos e a I Jornada Científica Multiprofissional do Hospital Alberto Rassi – HGG aconteceram entre os dias 24 e 25 de novembro no Auditório da unidade. Os eventos científicos foram realizados simultaneamente e tiveram como tema “Buscando a interdisciplinaridade para garantir a segurança do paciente”. Com mesas redondas, palestras e dinâmicas, os eventos foram aprovados pelos participantes.

A abertura aconteceu na terça-feira, 24 de novembro, e foi realizada pelo diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, que exaltou a importância dos profissionais de todas as áreas trabalharem juntos. “Costumo dizer que temos duas palavras chaves nesse hospital que é humanização e a multidisciplinaridade. Tanto a questão dos cuidados paliativos quanto a multidisciplinaridade tem como foco a atenção, que vem do latim e significa atender, que é aproximar, criar o vinculo, e é exatamente isso que está moldando as nossas ações”.

A coordenadora médica do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo do HGG, Ana Maria Porto Carvas agradeceu a presença dos participantes e explicou sobre a importância do evento. “Neste ano focamos mais na assistência ao paciente, com abordagens terapêuticas, farmacológicas, os últimos dias, terminalidade no Centro de Terapia Intensiva (CTI), além da comunicação de más notícias”. Além de palestras e mesas redondas, o psicólogo do HGG, Dimilson Vasconcelos realizou uma dinâmica em dois momentos do evento sobre “os últimos dias” dos pacientes.

Na quarta-feira, 25 de novembro, os assuntos foram relacionados à abordagem multidisciplinar. Doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG), a enfermeira Juliana Santana Freitas explanou sobre a segurança do paciente. “Atualmente a gente vive um momento de mudança no nosso sistema de saúde, da forma como o paciente é visto dentro da assistência à saúde e da forma como os profissionais desenvolvem essa assistência. Existe uma preocupação muito grande com a qualidade e a segurança. Esses eventos são muito importantes para capacitar todos os profissionais envolvidos no cuidado”.

As jornadas receberam participantes de vários hospitais de Goiânia. Enfermeira do Hospital Araújo Jorge, Leiliane Alcântara Brito atua no Grupo Paliativo ao Paciente Oncológico da unidade e aprovou a iniciativa. “Como atuo mais nessa área, achei a Jornada de Cuidados Paliativos muito interessante. Percebemos que esse é um tema recente mas bastante evoluído aqui no HGG. Todos os profissionais que aqui atuam tem muita boa vontade. As duas jornadas foram excelentes com temas inovadores, que a gente não está acostumado a tratar em eventos científicos”.

A diretora de Serviços Multidisciplinares do HGG, Rogéria Cassiano, afirmou que houve muita procura de estudantes de universidades e profissionais de outros hospitais. “Ficamos muito felizes. De uma forma geral, os temas foram bastante pertinentes ao momento que o HGG está passando que é a segurança do paciente. Tivemos uma participação muito grande de residentes e o resultado foi muito positivo. Temos muitos bons profissionais aqui e as jornadas mostraram os trabalhos exitosos que realizamos aqui na instituição”, afirmou.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700