Goiânia, 27 de maio de 2017    




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(02/12/2015) Governador recebe título de acreditação plena do HGG

Pioneiro na gestão da qualidade, Hospital Alberto Rassi foi titulado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com o nível 2 de excelência. Solenidade de entrega do título ocorre na quinta-feira, dia 03, no Palácio das Esmeraldas

O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, receberão na próxima quinta-feira, dia 03 de dezembro, o título de acreditação plena, nível 2, conquistado pelo Hospital Alberto Rassi – HGG. O selo de qualidade e excelência será entregue pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em solenidade às 10 horas, no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas.

“Com mais esse certificado mostramos que é possível oferecer um serviço público de saúde de qualidade pelo SUS”, ressalta o secretário Leonardo Vilela. O certificado recebido pelo Hospital é chancelado pela ONA, membro da maior entidade de acreditação de serviços de saúde no mundo, a International Society for Quality in Health Care, a ISQua. O título é concedido às instituições de saúde que cumprem rigorosos protocolos para a segurança do paciente.

“O segundo nível de qualidade veio para coroar este processo contínuo de excelência, que vem acontecendo, a exemplo do HGG, em todas as unidades de saúde do Estado”, explica o diretor de Ensino e Pesquisa, Marcelo Rabahi. Em Goiás, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) também conquistou o nível 2 da Acreditação Hospitalar. Possuem o nível 1: Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e Hospital de Urgências do Sudoeste (Hurso).

Avaliação
Gerenciado pela organização social Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o HGG é considerado pioneiro na gestão da qualidade, por ter sido o primeiro hospital público a conquistar o título de acreditação hospitalar no Centro-Oeste, em 2014. Para conquistar o segundo nível da certificação, cor prata, a unidade precisou, além de atender aos critérios de segurança do paciente, apresentar uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e promovendo a plena comunicação entre as atividades.

Marcelo Rabahi explica que são conferidos três níveis de acreditação: “Acreditado”, na cor bronze; “Acreditado Pleno”, na cor prata e “Acreditado com Excelência”, na cor ouro. “É claro que nosso objetivo é atingir o nível máximo de excelência e já estamos nos preparando para isso. Não é só um título, é a garantia de que os pacientes receberão atendimento de qualidade. Caso isso não aconteça, perderemos a certificação.”

A avaliação dos cinco examinadores da Organização Nacional de Acreditação, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), aconteceu entre os dias 19 e 21 de agosto. Entre os pontos fortes destacados pela banca foram os programas de humanização e de assistência hospitalar, o comprometimento com a qualidade dos serviços, a implantação do certificado digital/prontuário eletrônico e o acompanhamento direto da alta administração. Não houveram inconformidades na vistoria realizada.

Pontos fortes:
• Aplicação do Planejamento Estratégico
• Acompanhamento da Alta Administração com reuniões semanais
• Ações de humanização (Sarau, Riso, Arte no HGG)
• Transparência na gestão
• Programas integrais de atendimento (PCCO, Proface, Cuidados Paliativos, etc)
• Comprometimento com a qualidade
• Eventos de promoção à saúde para a comunidade
• Programa de Qualidade de Vida do Colaborador (Circuito Saúde)
• Estímulo à produção científica
• Implantação do Certificado Digital/Prontuário Eletrônico
• Controles e processos administrativos bem definidos


Fonte: IDTECH






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