Goiânia, 27 de julho de 2017    




Notícias

(10/12/2015) Nós Podemos Goiás promove evento em alusão ao dezembro vermelho

Atividade “A vida é mais forte que a Aids” acontecerá nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, entre às 8 e 13 horas no Parque Vaca Brava. Na ocasião serão realizados testes rápidos de HIV/Aids, aconselhamentos e orientações de especialistas

Para lembrar o mês alusivo ao combate e prevenção da Aids, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos Goiás promove nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, a ação “A vida é mais forte que a Aids”. Durante o evento, que está sendo realizado em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem e a Secretaria de Estado da Saúde, serão oferecidos testes rápidos de HIV, orientações sobre a prevenção, e também aconselhamentos. A ação acontece entre 8 e 13 horas no Parque Vaca Brava, Setor Bueno.

De acordo com relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), o número de casos novos de Aids está diminuindo no mundo, porém no Brasil é preocupante o crescimento da doença entre os jovens. A pesquisa apontou também que a quantidade de casos na faixa etária de 15 a 19 anos aumentou 53% de 2004 a 2013, e que a estimativa é de 700 mil pessoas contaminadas no país atualmente (de todas as faixas etárias).

Alex Lima, que é secretário estadual do Nós Podemos Goiás, explica que entre os objetivos do Movimento está o combate ao HIV/Aids e outras doenças infecciosas. Ele comenta que dentre as oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas para serem alcançadas até este ano para um mundo mais justo e igualitário, a redução dos casos de Aids não apresentou resultados satisfatórios. “Apesar da grande divulgação e do trabalho maravilhoso que o ministério da saúde e as secretarias fazem nesse sentido, ainda temos um número alarmante de pessoas infectadas todos os anos”, revela.

O secretário pontua, ainda, que esta é a última ação do movimento enquanto “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM”. Segundo Alex, a partir de 2016 as metas da ONU são outras, e foram nomeadas “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. “Nós escolhemos trabalhar Aids/HIV por dezembro ser o mês alusivo ao tema, e também por ser uma das metas do ODM que não foi alcançada da forma que esperávamos. ”

De acordo com Milca Queiroz, Coordenadora Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, a realização do teste anti- HIV é importante, pois o conhecimento do status sorológico possibilita o início precoce do tratamento e consequente redução da carga viral, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O Teste rápido não necessita de estrutura laboratorial e o resultado é liberado em 30 minutos. “Infelizmente não temos tido uma redução significativa nos casos de infecção por HIV no Estado, e realizar campanhas assim é fundamental para a educação da população e alertar para a prevenção da Aids”, disse.

Serviço
O que: Evento “A vida é mais forte que a Aids” com testes rápidos e gratuitos de HIV, orientações e aconselhamentos de prevenção
Quando: Segunda-feira, dia 14 de dezembro
Horário: A partir das 8 horas até às 13 horas
Local: Parque Vaca Brava


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700