Goiânia, 28 de junho de 2017    




Notícias

(18/01/2016) HGG aumenta em 30% produtividade de cirurgias

Acréscimo expressivo é associado a diversos fatores, entre eles a renovação dos instrumentais cirúrgicos e a abertura do Centro Cirúrgico aos sábados. Em 2015, foram realizados 1.287 procedimentos a mais que em 2014

Em 2015, o Hospital Alberto Rassi – HGG teve um acréscimo de 32,3% no número de cirurgias. No ano passado, 5.267 procedimentos foram realizados, 1,2 mil a mais que em 2014, quando 3.980 cirurgias foram feitas pelas equipes médicas da unidade hospitalar. O aumento da produtividade pode ser associado a diversos fatores, entre eles a aquisição de centenas de novos instrumentais e também à Ação Concentrada, que passou a liberar o Centro Cirúrgico para procedimentos também aos sábados.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Rafael Nakamura, a iniciativa de aumentar um dia útil na semana do Centro Cirúrgico foi de sucesso. Ele comenta que os procedimentos realizados aos sábados complementaram o trabalho que os especialistas já realizavam durante a semana, e ressalta ainda a participação da equipe multidisciplinar no processo. “Nós tínhamos cinco dias por semana para atender os pacientes no Centro Cirúrgico, agora temos seis. E o mais especial na Ação Concentrada é que uma única especialidade é que ocupa todas as salas de cirurgia, o que é muito positivo também para o ensino, já que os residentes têm livre acesso a vários tipos de procedimentos e podem acompanhar de perto tudo que ocorre. ”

Em 2015, o Hospital Alberto Rassi – HGG, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou um investimento de R$ 4 milhões para renovar o arsenal de instrumentais cirúrgicos do hospital. E segundo Nakamura, essas aquisições fizeram também toda diferença no que se refere à qualidade do atendimento, boas condições de trabalho para os profissionais cirurgiões, e também na produtividade. “Hoje nós conseguimos disponibilizar para o médico e equipe tudo o que ele precisa para realizar os procedimentos cirúrgicos com agilidade e qualidade”, comenta.

Ação Concentrada

A iniciativa, que teve início em maio, visa o maior aproveitamento da capacidade do Centro Cirúrgico, que agora funciona aos sábados e também agilizar procedimentos de média capacidade. Essa ampliação de procedimentos cirúrgicos aos finais de semana gerou um acréscimo real de 14% sobre as cirurgias realizadas de segunda à sexta-feira.

Com as ações aos sábados, as equipes médicas e multiprofissionais conseguiram atender 235 pacientes a mais, sendo o agosto o mês de destaque com 51 procedimentos realizados aos finais de semana. A iniciativa também faz parte de um programa para expandir o acesso à cirurgia eletiva com enfoque no Ensino e Pesquisa. Com a atuação de 87 médicos residentes no HGG, passou a proporcionar mais oportunidade para o treinamento prático sob a supervisão da equipe de preceptores.

Participaram das ações concentradas as especialidades: Ortopedia, Gastroenterologia, Urologia, Cirurgia Plástica, Coloproctologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral e Cabeça e Pescoço.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700