Goiânia, 16 de agosto de 2017    




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(18/01/2016) Teleconsulta agenda cerca de 400 mil consultas em 2015

Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta realizou 387.641 agendamentos no ano passado, sendo a Clínica Geral a especialidade mais procurada pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta fechou o ano de 2015 com 387.641 consultas agendadas, é o que apontou relatório divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Organização Social gestora da Central. A maioria dos agendamentos foi realizado para a especialidade de Clínica Geral, com quase 160 mil marcações, seguido de Ginecologia e Obstetrícia, com 120.145 consultas marcadas. A especialidade de pediatria representou somente 30% do total de agendamentos.

O Teleconsulta, implantado há nove anos pela Prefeitura de Goiânia, realiza o agendamento gratuito de consultas eletivas (não emergenciais) pelo telefone 0800-646 15 60. As vagas são disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e estão distribuídas em mais de 30 unidades de Cais, Ciams e Centros de Saúde.

De acordo com a assessora de Planejamento do Idtech, Tatiane Lemes, nos meses de janeiro, março e agosto, a procura dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas consultas na rede básica de saúde foi maior. Ela comenta que somente no mês de março, 15, 36.383 consultas foram marcadas pelos agentes de atendimento da Central. “É neste período que temos uma maior disponibilização de vagas pela secretaria municipal de saúde. Isso acontece porque março é um mês em que poucos profissionais estão de licença ou férias, e as unidades estão trabalhando com toda a sua capacidade”, explica.

O serviço foi criado no ano de 2006 com o objetivo de agendar consultas para as especialidades da rede básica de saúde, que são Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Além disso, o Teleconsulta fornece um atendimento humanizado, respeitando sobretudo o perfil do usuário, dando prioridade para gestantes, crianças, idosos e portadores de sintomas considerados de risco.

Prêmios

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta é exemplo de tecnologia social que melhora o acesso da população à saúde e prevenção, evitando que os usuários do Sistema Único de Saúde enfrentem longas filas e sejam atendidos com data e horário marcado, com dignidade. A iniciativa foi vencedora do Prêmio e-Gov em 2013, entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); foi selecionada em 2010 para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos; foi semifinalista da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil em 2010; além de receber menção honrosa no 2º Seminário Nacional de Humanização do Ministério da Saúde em 2009.


Fonte: IDTECH





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