Goiânia, 25 de maio de 2017    




Notícias

(20/01/2016) HGG recebe mais de 1,1 mil elogios em 2015

Unidade do SUS ganha mais elogios do que reclamações e quebra paradigma sobre serviço público de má qualidade. Foram mais de 1,6 mil manifestações espontâneas

Hospital público é sinônimo de má qualidade, certo? Errado. O Hospital Alberto Rassi – HGG provou em 2015 que é possível garantir uma ótima satisfação dos seus pacientes. Recebeu 1127 elogios espontâneos, o que corresponde a 70% de todas as manifestações do Programa Gestão Cidadã, que reúne diversos canais de comunicação para a população. O público destaca principalmente o bom atendimento dos colaboradores, a limpeza, a alimentação, a estrutura e a humanização.

As manifestações espontâneas são feitas nos canais que permitem comentários dissertativos, como as Caixas de Opinião, Pesquisa de Satisfação, E-mails, WhatsApp e Ouvidoria. Nestes espaços, é possível manifestar de forma aberta, citando serviços específicos da unidade. Na maioria das vezes, os elogios são carinhosos ou de agradecimento, as críticas apontam problemas a serem resolvidos e as sugestões são voltadas para a melhoria do ambiente hospitalar.

Reclamações e sugestões são respondidas uma por uma pelos gerentes e diretores do Hospital todos os dias. Por exemplo, se um paciente reclama da torneira com vazamento, o gerente de manutenção já providencia o concerto imediatamente. Até mesmo sugestões arquitetônicas são levadas em consideração.

O coordenador executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela gestão da unidade, José Cláudio Romero, conta que certa vez uma paciente sugeriu a construção de um banheiro na área de espera do Centro Cirúrgico. “Não havíamos percebido este problema e solicitamos a inclusão no projeto da reforma do espaço. Por estes motivos que o usuário é o melhor diretor do HGG”, explica.

O Programa Gestão Cidadã foi implantado em 2014, oferecendo nove canais de interação com o público. Um dos destaques é a Pesquisa Interna de Satisfação, realizadas com todos os pacientes que recebem alta hospitalar. Neste item, foram mais de 3,7 mil participações, sendo que 85% avaliam o atendimento como ótimo e 15% como bom. Ou seja, o HGG consegue ser unânime na satisfação de seus clientes.

E neste hospital, os bons são mesmo a maioria. Em um ano, 138 profissionais do HGG receberam elogios nos canais do Programa Gestão Cidadã. E apenas 12 foram citados negativamente. “Estes elogios nominais ajudam na motivação dos colaboradores, que ficam felizes com o reconhecimento e tentam fazer o melhor a cada dia”, explica a gerente do Núcleo Gestão Cidadã, Iris Bertoncini.


Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700