Goiânia, 27 de julho de 2017    




Notícias

(27/01/2016) SES e HGG assinam protocolo de intenções para atendimento aos transexuais

Em comemoração ao Dia de Visibilidade Trans, será realizado nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, workshop sobre o processo transexualizador para profissionais de saúde e apresentação artística do espetáculo Divas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Alberto Rassi – HGG e o Movimento Social Organizado LGBT assinarão, nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, protocolo de intenções para o atendimento médico e multiprofissional aos transexuais, a exemplo do que já ocorre no Hospital das Clínicas (HC-UFG). A solenidade, que marcará o Dia da Visibilidade Trans (29/01), antecede dois outros eventos: workshop sobre o processo transexualizador para profissionais de saúde e apresentação cultural do espetáculo Divas.

A solenidade e o workshop acontecem às 9 horas, no auditório do HGG. O workshop contará com a apresentação do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato Silva, que é ginecologista e atua no serviço do processo transexualizador do Hospital das Clínicas. Falará sobre os desafios da mudança de sexo a partir da vivência, Ester Sales Matos, integrante do Coletivo Acadêmico TransAÇÃO; e Lion Ferreira, assistente social, integrante do Grupo ORIGEM.

De acordo com o psicólogo da Coordenação de Promoção da Equidade da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais/SES), Marcos Antônio Moraes, a assinatura será um marco histórico importante nos direitos humanos e na saúde. “Em maio de 2015, o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, autorizou a organização do serviço para a população trans na rede SUS. Com a abertura do ambulatório e atendimento cirúrgico no HGG, o Estado se destaca nacionalmente”, disse.

O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, destaca que o Hospital já é referência no atendimento multiprofissional, conforme será oferecido aos transexuais. “Contamos com os serviços de Cirurgia Plástica, Psiquiatria, Psicologia, Urologia e uma profissional de referência em Ginecologia. Vamos nos organizar para realizar um atendimento especializado, de qualidade e digno”, declara.

Teatro
Às 19 horas, o Ambulatório do HGG receberá quadros do espetáculo Divas, da Companhia de Teatro Eduardo de Souza, que põe em cena personagens e coreografias de músicas de divas nacionais e internacionais. De acordo com o diretor Eduardo de Souza, a peça foi produzida no estilo Teatro de Revista, que tem como características principais a apresentação de números musicais e comédia leve.

“Será uma experiência interessante. A arte tem o poder de aproximar as pessoas. É um canal eficiente para que se deixem os preconceitos e provoque a união”, disse o diretor Eduardo Souza. São seis artistas, que dublarão, por exemplo Elza Soares e outras estrelas. Divas – Divisão Artística Social, além de ser um espetáculo, é um grupo especial que também tem como objetivo a inclusão social de travestis, drag queens e artistas que vivem de arte.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700